As imagens de satélite de cada ano desde 1984 mostram a marcha do progresso humano e da retirada da natureza, o destaque infelizmente NEGATIVO novamente ficou para o Brasil que teve o maior espaço global de desmatamento em frente a todos os outros continentes do planeta. Já para o lado do progresso o que ganhou destaque junto do Google é o País de Dubai que praticamente saltou do 0.5% de construção para um aumento de 1200%.
As imagens fazem parte do projeto Timelapse do Google e do tempo, o que o Google chama de “o retrato mais abrangente do nosso planeta em mudança já disponibilizadas para o público.” Ele vem de uma coleção de imagens tiradas entre 1984 e 2012, como parte do programa Landsat, uma missão conjunta entre a NASA satélite e EUA Geological Survey que foi tirando fotos da superfície da Terra desde o início dos anos 70.
Aqui está como a floresta amazônica mudou ao longo dos últimos 28 anos:
Google Earth vasculharam mais de 2 milhões de imagens para encontrar as mais claras fotos de todos os lugares da Terra, e criou uma animação em HTML5 navegável para o mundo inteiro, com uma imagem para cada ano desde 1984. Outras imagens mostram a marcha do progresso humano: o crescimento de Dubai, e os pontos de verde, terra irrigada aparecendo na Arábia Saudita.
Na foto logo abaixo, Ao longo das últimas décadas, o maior lago do Oriente Médio, do Irã lago Urmia, foi secando :
A partir dos anos 1980, do Alaska Columbia Glacier começou recuando, encolhendo de 41 quilômetros de comprimento (o comprimento originalmente documentada em 1794) para 36 quilômetros de extensão em 1995. Isto é o que a mudança realmente se parece com do espaço.
Você pode brincar com a animação interativa de todas as imagens em Timelapse o Google website . Tem mais fundo nas imagens Landsat aqui.