Home Atualidades Veja a impressionante Evolução do planeta nos últimos 25 anos

Veja a impressionante Evolução do planeta nos últimos 25 anos

por Paulo Almeida

As imagens de satélite de cada ano desde 1984 mostram a marcha do progresso humano e da retirada da natureza, o destaque infelizmente NEGATIVO novamente ficou para o Brasil que teve o maior espaço global de desmatamento em frente a todos os outros continentes do planeta. Já para o lado do progresso o que ganhou destaque junto do Google é o País de Dubai que praticamente saltou do 0.5% de construção para um aumento de 1200%.

As imagens fazem parte do projeto Timelapse do Google e do tempo, o que o Google chama de “o retrato mais abrangente do nosso planeta em mudança já disponibilizadas para o público.” Ele vem de uma coleção de imagens tiradas entre 1984 e 2012, como parte do programa Landsat, uma missão conjunta entre a NASA satélite e EUA Geological Survey que foi tirando fotos da superfície da Terra desde o início dos anos 70.

Aqui está como a floresta amazônica mudou ao longo dos últimos 28 anos:

BrazilianAmazonDeforestation

Google Earth vasculharam mais de 2 milhões de imagens para encontrar as mais claras fotos de todos os lugares da Terra, e criou uma animação em HTML5 navegável para o mundo inteiro, com uma imagem para cada ano desde 1984. Outras imagens mostram a marcha do progresso humano: o crescimento de Dubai, e os pontos de verde, terra irrigada aparecendo na Arábia Saudita.

DubaiCoastalExpansion Saudiarabiairrigation

Na foto logo abaixo, Ao longo das últimas décadas, o maior lago do Oriente Médio, do Irã lago Urmia, foi secando :

lakedryingup ColumbiaGlacierRetreat

A partir dos anos 1980, do Alaska Columbia Glacier começou recuando, encolhendo de 41 quilômetros de comprimento (o comprimento originalmente documentada em 1794) para 36 quilômetros de extensão em 1995. Isto é o que a mudança realmente se parece com do espaço.

Você pode brincar com a animação interativa de todas as imagens em Timelapse o Google website . Tem mais fundo nas imagens Landsat aqui.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações