Para conquistar o tão desejado diploma universitárioos estudantes passam pelos dois últimos e famosos semestres de fogo em que produzem o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Para auxiliar os jovens nesta fase decisiva, a Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária, traz cinco dicas que podem contribuir para a obtenção de um resultado positivo no projeto.
Na realização de um trabalho que fará parte da vida do estudante durante o ano inteiro, é essencial afinidade com o assunto. Assim, não há riscos de que o trabalho fique maçante e o estudante perca o interesse no meio do caminho. Além disso, a rede aconselha que se leve em consideração o tempo que disponível para desenvolver o projeto, assim será possível analisar qual será o caminho a seguir.
O projeto deve ser contextualizado com a área de estudo e ter relevância para a sociedade. Se o candidato estuda matemática, fica difícil sugerir algo que aborde a área de saúde, por exemplo. Por isso, ser específico pode facilitar a vida do estudante durante a produção.
Uma pesquisa deve ser rica na bibliografia. Portanto, o candidato deve escolher boas fontes, livros e referências que acrescentem informações ao conteúdo. As dicas completas estão disponíveis no link http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2013/12/12/1069455/5-dicas-vo-ajuda-escolher-tema-do-tcc.html.
E para os universitários que possuem interesse em dicas sobre carreiras e finanças na vida universitária, a Universia apresenta diariamente uma série com conteúdos inéditos sobre os temas. Para mais informações, acesse o link http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria.
Sobre a rede Universia
Universia Brasil (www.universia.com.br), a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 22 países, completa em 2013 onze anos de atividade no Brasil. A sua missão é ajudar as universidades a desenvolver projetos compartilhados, gerar oportunidades para a comunidade universitária, além de atender a demanda do mercado empresarial e institucional, a partir de critérios de eficiência econômica e rentabilidade. Por meio de parcerias estratégicas entre mercado e universidade, também disponibiliza uma série de serviços e produtos educacionais nos eixos Emprego (recrutamento e seleção de estagiários), Formação (jogos, simuladores, cursos de idiomas e cursos em várias áreas de negócios), e Publicidade (publicidade no Portal Universia, concursos culturais, feiras virtuais, placement e outras ações online e offline).