Nas turmas de Edificações do SENAI-SP, os jovens participam do curso “Instalações de tubos e conexões de cobre TM (união por solda capilar)”, ministrado por especialistas da Termomecanica. A empresa participa ativamente do Programa de Educação Continuada da instituição, ministrando palestras técnicas sobre conceitos, aplicações e instalações de tubos e conexões de cobre, ajudando a preparar jovens e adultos para o competitivo mercado de trabalho. O SENAI-SP atua no desenvolvimento de um amplo leque de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão de obra industrial brasileira. Os cursos ocorrem nas unidades do SENAI-SP Escola Roberto Simonsen no Brás, e Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé
“Comemoramos este trabalho que vem sendo realizado junto ao SENAI-SP, ganham os alunos, que adquirem conhecimento de qualidade e com base no que há de mais atualizado no mercado; e ganha a indústria como um todo, pela garantia de contar com mão de obra qualificada e de alto nível. Temos o comprometimento de continuar investindo esforços neste tipo de iniciativa, e com isso, contribuir sempre para a formação de jovens profissionais”, afirma Paulo Cézar Martins Pereira, gerente de vendas e marketing da Termomecânica.
O SENAI-SP valoriza o papel desempenhado pelos profissionais da TM. Para a instituição o contato dos alunos com a indústria são fatores de grande relevância e cruciais dentro do ciclo de aprendizado. Os alunos conseguem ter uma visão ampla e completa dos materiais que serão manuseados em seu dia a dia quando estiverem no mercado de trabalho. Além disso, têm a oportunidade de eliminar dúvidas diretamente com o fabricante e estreitar o vínculo com estas indústrias, o que será fundamental para o seu futuro profissional.
O treinamento “Instalações de tubos e conexões de cobre TM (união por solda capilar)” também aborda aspectos de normatização, teoria de soldagem capilar e demonstrações práticas da aplicação de solda.
O curso de Edificações envolve a área tecnológica de petróleo e gás e presta um importante serviço para a qualificação, aperfeiçoamento e especialização de mão de obra laboral. O conteúdo concentra-se em novos produtos e tecnologias, procedimentos para a agilização dos trabalhos de instalação de redes de gás e água, bem como a preocupação com a segurança dos usuários destas instalações. Além disso, material técnico de alta qualidade é apresentado e cedido aos alunos para ampliação e sedimentação de seus conhecimentos.
Sobre o SENAI “Roberto Simonsen”
Tão antiga quanto o próprio SENAI-SP, em 02 de agosto de 1943, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” iniciava suas atividades em dois endereços próximos ao atual. Ela já nascia com grandes proporções para o atendimento das largas demandas que caracterizam São Paulo como centro econômico e pólo tecnológico do País. Devido a essa diversificação das exigências, a Escola desenvolveu uma característica peculiar que é a alta capacidade de responder com rapidez e competência às mudanças do mercado de trabalho, que se renova e cambia constantemente.
Assim, atenta às novas e urgentes demandas surgidas no contexto de crescimento econômico e rápido desenvolvimento industrial da capital paulista, a Escola SENAI “Roberto Simonsen”, ao longo da sua história, consolidou-se, expandiu-se e diversificou-se. Para uma organização de formação profissional, a adaptação da sua oferta à evolução e à demanda do seu ambiente implica redefinir de maneira permanente as suas ações de educação profissional e seus objetivos, repensar os seus conteúdos, elaborar métodos e formas de organização que permitam ter em conta os requerimentos da indústria e as necessidades individuais das pessoas que devem ser formadas e, finalmente, ser capaz de pôr em prática esses programas, métodos e organizações.
Reconhecida pela sociedade em geral e pela indústria paulistana em particular, a Escola oferece às empresas industriais e à comunidade serviços profissionais diversificados, posicionando-se como uma provedora de soluções educacionais e tecnológicas em apoio às políticas que objetivam incrementar a competitividade da indústria brasileira. Hoje, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” concentra suas atividades em cursos de vários níveis, nas áreas de: mecânica, telecomunicações, eletroeletrônica, mecatrônica, marcenaria e gás.
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com cerca de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).
A Termomecanica foi destaque da edição Exame Maiores e Melhores 2013 por estar no seleto grupo de empresas que se mantém no ranking desde a sua primeira publicação, em 1974.