Uma imagem capturada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico NuSTAR e publicada pela Agência Espacial Americana (Nasa) nesta sexta-feira foi apelidada de ‘mão de Deus’. Aparentando ser o raio-x de uma mão humana, a imagem formada é, na verdade, uma nuvem de materiais ejetados após a explosão de uma estrela.
O corpo estelar, chamado PSR B1509-58, é energizado pelos restos do núcleo do que antes foi uma estrela. O pulsar, como é chamado o objeto, gira em torno de si mesmo sete vezes por segundo, criando um movimento de partículas com o material ao seu redor. Essas partículas estão interagindo com campos magnéticos próximos, o que faz com que o material brilhe.
O resultado de tudo é uma nuvem que se parece muito com uma mão humana. O corpo estelar em si não pode ser visto na imagem, mas, segundo a Nasa, está localizado próximo ao ponto de luz branco.
A agência ainda informou, com base no movimento que a ‘mão’ tem feito, que ela pode ser composta por áreas fisicamente diferentes. A nuvem vermelha mostrada na foto é uma estrutura diferente, chamada RCW 89.