Novas soluções em TI baseadas na comunicação e no conhecimento em
medicina preventiva contribuem para impactar pessoas, diminuindo
riscos e custos com o tratamento de doenças graves, como o câncer de
mama e próstata
Os dados da população brasileira afetada por doenças graves como câncer são preocupantes: segundo o INCA (2011), a incidência geral de câncer no país alcança 0,25% da população, ou seja, a cada 10 mil pessoas, 25 serão vítimas, todo ano. No Brasil, para o sexo feminino, o câncer de mama e o câncer de colo de útero estão dentre os mais incidentes (são detectados 49.240 e 18.430 novos casos ao ano, respectivamente). No sexo masculino, um dos tipos de câncer mais incidente é o de próstata com 52.350 novos casos ao ano. Em ambos os sexos, o câncer de cólon e reto vem em terceiro com 28.110 novos casos ao ano.
A notícia boa é que o diagnóstico precoce de todos os tipos de cânceres mencionados possibilita que eles sejam totalmente curáveis.
Através da medicina preventiva, é possível não só conscientizar a população, como também conseguir incentivar a adoção de hábitos saudáveis que podem evitar o desenvolvimento de cânceres. A conscientização sobre a importância da realização de exames periódicos, por exemplo, ajuda na obtenção do diagnóstico precoce da doença.
Nessa linha de promoção à saúde, a tecnologia é uma grande aliada. Um exemplo dessas novas soluções em TI dirigidas à saúde é o ComuniCare, uma plataforma de educação e comunicação em
saúde online focada em orientar e instruir as pessoas a se cuidarem e adotarem hábitos saudáveis. Criada pela empresa ePrimeCare e com foco na prevenção, a plataforma é um serviço que promove debates sobre saúde e leva ao encontro da população especialistas de saúde que participam de debates, entendem o comportamento das pessoas e auxiliam na mudança. O ComuniCare conta ainda com conteúdos de saúde como vídeos, textos, games e fóruns moderados que estimulam
uma melhora de hábitos. Através desse serviço, torna-se possível promover a saúde populacional ao mesmo tempo em que ajuda as empresas a diminuírem custos e riscos de saúde.
“A abordagem antecipada salva vidas, resolve problemas e, como consequência natural, deixa o custo do tratamento em média sete vezes menor que o de procedimentos iniciados tardiamente, como no caso do câncer. Além dos benefícios para o paciente, com o aumento do seu bem-estar e expectativa de vida, é possível gerar uma economia prevista de R$ 2,4 bilhões por ano só com custos em tratamento”. É o que afirmam os médicos Dr. Leonardo Florêncio e Dr. Ricardo
Cabral, responsáveis técnicos pela iniciativa que já é utilizada com sucesso em programas como o Mães de Minas (www.maesdeminas.com.br[2]).
SOBRE A EPRIMECARE
A ePrimeCare é uma empresa que provê às organizações de saúde
serviços de gestão do cuidado através do acesso ao conhecimento,
geração de informação, utilização de tecnologias de
comunicação e informações adequadas, melhorando a condição de
saúde dos usuários. Atuando no mercado desde 2005, a empresa de
inovação e inteligência tecnológica em saúde conta com parcerias
como Fapemig, Finep, BDMG, Fundo HorizonTi, da gestora Confrapar, e
SEBRAE MG, que contribuem com recursos financeiros, projetos de
investimento, capacitação em gestão, negócios, tecnologias e
capital humano.