Startup da marca usa a tecnologia para vestir a cidade de música
A música faz parte do dia a dia das pessoas, marca os momentos especiais e os lugares que frequentam. Esse foi o insight que a Skol teve para dar início a uma startup de música e lançar o Soundspot, um aplicativo que dá às pessoas o poder de colocar música em lugares e descobrir novos sons ao redor do mundo.
Por meio de um aplicativo ativado por GPS, a nova tecnologia permite ao usuário dizer que som “tem” para ele uma rua, uma praça, um grafite em um muro da cidade ou uma simples parada de ônibus. São mais de 30 milhões de músicas para serem associadas aos seus lugares favoritos.
Cada música marcada em um lugar será visível para os demais usuários que passarem por ali. O aplicativo deve estimular o descobrimento de novos artistas e compor um mapa musical de cada região da cidade e do país. O app permite ainda que cada usuário crie sua própria rede de influências, seguindo perfis de amigos e artistas. O download do Soundspot é gratuito e está disponível nas plataformas iOs e Android.
A Skol tem um DNA extremamente inovador e uma relação muito próxima com a música. Em 2008, criou a primeira rádio digital de uma marca de cerveja no mundo. Hoje, a Rádio Skol é o aplicativo de rádio mais baixado do Brasil.Segundo Gustavo Castro, gerente de marketing digital da Skol, “essa nova iniciativa reinventa a forma de uma marca se conectar ao consumidor pela música. Não estamos patrocinando um show, um gênero, uma parcela de fãs. Com o Soundspot queremos promover uma relação autêntica com a música”.
Quem assina a criação é a F/Nazca Saatchi & Saatchi, que teve a Hive como parceira no desenvolvimento da tecnologia. Theo Rocha, diretor de criação da agência, conta como foi o desenvolvimento, mas não fala em conclusão: “o projeto ainda deve evoluir muito a partir da experiência das pessoas. Já temos algumas inovações prontas e vamos colocá-las no ar conforme o uso do aplicativo for acontecendo. Estamos trabalhando nesse projeto como numa startup e haverá uma equipe dedicada a ela por tempo indeterminado”.
Lançamento
Nesta quinta-feira (17) a Skol lança oficialmente o aplicativo durante o youPIX, maior festival de cultura digital do país, que acontece em São Paulo. Como patrocinadora do evento, a marca realizará diferentes iniciativas, mostrando ao público presente detalhes do Soundspot e como funcionará essa nova forma de conhecer músicas e se expressar por meio delas.
Para estimular os participantes a conhecerem as funcionalidades do aplicativo, um palco estará montado e, durante os três dias de evento, uma banda vai reproduzir as músicas que os visitantes “marcarem” no festival pelo app. Quem estiver circulando por lá e quiser mostrar seu talento, também terá a chance de tocar os sons que são a cara do youPIX, utilizando instrumentos musicais disponibilizados pela Skol.
Sobre a Skol
A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia sempre à frente que a Skol mantém sua identidade e maior proximidade com seu público, antecipando tendências do mercado.