RIOT, Scup e MMA divulgam pesquisa sobre interação mobile na Copa do Mundo
A RIOT, maior agência digital independente do Brasil, em parceria com a ferramenta de monitoramento Scup,ferramenta líder de monitoramento em redes sociais e a Mobile Marketing Association (MMA), criaram um infográfico com base nos resultados de uma pesquisa que apontou como os brasileiros utilizaram o smartphone durante o Mundial no Brasil. A pesquisa foi realizada no período de 23 de junho a 4 de julho, ou seja, antes da derrota da seleção brasileira para os alemães nas semifinais.
“É importante destacar que o número de usuários com tecnologia 3G nos celulares saltou de 18 milhões em 2010, quando aconteceu o mundial da África do Sul, para 105 milhões em 2014. Só no Brasil, nesse mesmo período, a penetração de smartphones cresceu quase 10 vezes, chegando a 40 milhões de usuáros”, diz Fiamma Zarife, vice-presidente de novos negócios da RIOT.
“O mobile é a mídia do presente. Os investimentos em publicidade móvel crescerão além das expectativas, pois mobile não é apenas um canal, e sim uma camada que permeia todos os canais e muitas vezes é responsável pela ativação destes.”, diz Fabiano Destri Lobo, diretor da Mobile Marketing Association Latam.
Entre os destaques do levantamento estão as chamadas selfies, autorretratos em alta no momento: 32% delas foram postadas por brasileiros, seguida de 11% dos argentinos e apenas 6% dos suiços. Os dispositivos móveis mais usados foram Check-in Instagram (21%, Check-in Foursquare (18%) e Selfie Instagram (15%). Durante as partidas, 29% dos usuários estavam na rua, 25% na Fan Fest, 32% em bares ou praças e 6% em estádios. Falando neles, os estádios mais citados foram Mineirão (31%), Maracanã (21%) e Castelão (14%). Entre as seleções mais comentadas apareceram Brasil (57%), Chile e Argentina (7%) e Alemanha (3%). As menos comentadas foram Coreia do Sul (0,20%) e Honduras (0,10%).
“O estudo mostra a força das redes sociais, que valorizam o compartilhamento de informações dos usuários, como sua localização por meio do Foursquare e do Instagram, por exemplo. Quando uma marca busca compreender esse comportamento, ela tem uma base de dados que deve ser trabalhada de forma estratégica para direcionar os esforços de marketing da empresa”, explica Diego Monteiro, Co-fundador do Scup.
De acordo com Fiamma, a tendência é que aumente ainda mais a procura pelas plataformas mobile, pois percebe-se uma oportunidade das marcas anunciarem e aproveitarem para intensificar sua presença nesse meio, a fim de impactar o público conectado. “A partir dessa pesquisa, podemos direcionar as campanhas dos nossos clientes a um target mais preciso, uma vez que sabemos exatamente onde está cada público que queremos atingir”, completa a executiva.
Sobre a RIOT
Fundada em 2006, a RIOT é uma das maiores agências digitais do Brasil. Hoje, a RIOT tem cerca de 300 funcionários e conta com quatro escritórios –São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Entre os clientes estão marcas como Johnnie Walker, PepsiCo, Renault, GOL Linhas Aéreas, Vigor e Spotify.
Sobre o Scup
O Scup é a ferramenta líder em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais. Lançado em 2009, o Scup está presente em três continentes e atende uma em cada quatro das 100 maiores e melhores empresas da revista Exame.Com mais de 900 clientes e 35.000 usuários cadastrados, possui clientes como Grupo LATAM Airlines, Magazine Luiza, Itaú, Peugeot Citroën, Whirlpool, Philips, Netshoes, Dafiti, AES Eletropaulo, Leo Burnett, W3haus e Havas Digital Worldwide.
Sobre a MMA
A Mobile Marketing Association (MMA) é a Associação global que tem como objetivo fomentar o crescimento do Marketing Mobile no mundo e suas tecnologias. A MMA quer derrubar os obstáculos para o desenvolvimento desse mercado, estabelecer orientações e melhores práticas para mídias mobile, educando o mercado para o uso dos canais móveis. Os mais de 700 membros representam mais de 40 países ao redor do mundo. Entre os membros da MMA estão American Express, AdChina, Colgate-Palmolive, Dunkin’ Brands, Facebook, Google, Group M, Hewlett Packard, Hilton Worldwide, Kellogg Co., L’Oreal, MasterCard, McDonalds, Microsoft, Mondelēz International, Inc., Pandora Media, Procter & Gamble, R/GA, The Coca-Cola Company, The Weather Company, Unilever, Visa, Vodafone, Walmart, xAd, Zenith Optimedia e muitos outros. O escritório central e global da MMA está localizado em Nova York com operações regionais na Europa/Oriente Médio/África (EMEA), América Latina (LATAM) e Asia Pacific (APAC).