Home / Atualidades / Robôs na construção civil já é realidade

Robôs na construção civil já é realidade

O uso de robôs na construção civil

O setor de construção civil tem recebido, ao longo dos últimos anos, grandes investimentos em inovação. Desde impressoras 3D, drones, sistema para loteadorae até robôs na construção civil estão chegando para impactar fortemente o setor.

robôs na construção

Imagine um prédio construído com a ajuda de um robô? Além de ganhar em otimização e agilidade na hora de construir, os projetos podem ganhar formas diferentes, como a possibilidade de criar paredes curvas.

Enfim, o uso de robôs na construção civil já é uma realidade que, aos poucos, vai sendo incorporada no setor de obras, assim como a utilização de ERP construção civil.

Leia também:

Robôs com rostos customizáveis já disponível no Brasil

Vamos falar mais sobre o tema a seguir. Confira!

Novas possibilidades e ganho na produtividade

Alguns especialistas apontam que o setor de construção civil é um dos mais resistentes quando o assunto é fazer uso de novas tecnologias. Por outro lado, o setor se destaca pelas diversas inovações, boa parte desenvolvidas por startups com o intuito de colaborar com o mercado.

Porém, os avanços tecnológicos são uma realidade, e fazer vistas grossas é apenas uma forma de atrapalhar o processo e ir na contra mão do mercado.

Construtoras e incorporadoras que não fazem uso, por exemplo, de um sistema para loteadora, também conhecido como ERP construção civil, acabam dificultando o dia a dia, correndo o risco inclusive de atrasos na obra.

robôs na construção civil

Agora imagine poder contar com o uso de robôs na construção. A primeira novidade projetada veio do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique.

Trata-se de m robô, Fabricador In Situ, com capacidade para trabalhar de forma totalmente autônoma, criando paredes, manipulando materiais de insumos e até caminhar por terrenos com relevos disformes.

Sem dúvida, o uso de robôs na construção permite diferentes possibilidades na hora de projetar, assim como aumenta consideravelmente o ganho de tempo na produção.

Inteligência artificial

Os robôs que, muito em breve devem ser mais comuns nos canteiros de obras, são desenvolvidos com avançado sistema de inteligência artificial, onde o computador programa tudo o que a máquina deve fazer, sem precisar de qualquer tipo de auxílio humano.

O uso de tecnologias como sistema para loteadora, ouERP construçãocivil já é uma realidade no setor, e logo os robôs também irão contribuir para o avanço do mercado.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*