Equipamentos de alta tecnologia que serão usados no esquema de segurança montado para a Copa das Confederações, que começa neste fim de semana, foram entregues hoje (13) ao governo fluminense. O material vai ajudar na transmissão de informações processadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, centro da cidade, e foi entregue pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça. No local vão trabalhar integrantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal.
Entre os equipamentos, estão dois veículos que funcionarão como centros integrados de Comando e Controle Móvel, do Esquadrão Antibomba, uma plataforma de observação elevada e um imageador aéreo (sistema aeronáutico de captação, gravação e transmissão de imagens e informações).
A entrega dos equipamentos foi feita em uma cerimônia no CICC, com transmissão por videoconferência, com a participação da presidenta Dilma Rousseff. De Brasília, ela conversou com os governadores do Rio, Sérgio Cabral; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Todas as cidades-sede da Copa das Confederações vão receber da Sesge equipamentos de alta tecnologia.
O governo do Rio vai receber ainda, 12.873 itens de armamento não letal e um desencarcerador que, segundo a Secretaria de Segurança, será usado nos casos de desabamentos e acidentes com vítimas presas em ferragens. O pacote de oito itens que o Rio vai receber, segundo a secretaria, está orçado em R$ 48,2 milhões.
Edição Colaborativa por Agenciado OverBR : Aécio Amado e Cristina Indio do Brasil
Repórteres da Agência Brasil