De shorts a computador: resíduos de plástico do fundo do mar viram tendência de matéria-prima
A Shorts Co. (www.shortsco.com.br/), primeira marca brasileira especializada em shorts e bermudas, anuncia coleção feita de tecido sustentável reaproveitando resíduos de plástico .
Para confeccionar as peças, serão utilizados resíduos de plástico coletados do fundo do mar.
O lançamento está previsto para 2020.
Leia também:
Mercado de PCs: Dados apontam crescimento no segundo trimestre
Programa de capacitação de PcDs da TCS e Puc Londrina
Shorts Co. anuncia coleção produzida com plástico retirado dos oceanos
Transformar esse tipo de poluição em matéria prima virou tendência de mercado.
Pioneira na ação, a Adidas lançou um modelo de tênis feito a partir de plásticos retirado dos oceanos em 2017.
Era para ser apenas uma linha promocional, que ajudasse a conscientizar o mundo sobre o perigo do impacto de embalagens e outros itens para o meio ambiente.
Mas acabou se transformando em sucesso e vendendo milhões de unidades.
HP Elite Dragonfly
O material não atraiu a atenção apenas do mercado da moda.
Nesse mês (setembro), a HP lançou o HP Elite Dragonfly, o primeiro computador do mundo a usar resíduos de plástico com plástico encontrado no mar em sua composição.
A própria empresa admite que em um primeiro momento o material reciclado representa pequena porcentagem da máquina, mas faz parte da visão da empresa de incentivar a economia circular.
Destino: proteção ambiental
E se, ao invés de fabricar um produto, a ideia fosse convidar clientes para uma viagem relacionada a conhecer a verificação dos resíduos de plástico nos oceanos?
Esse é o projeto do Airbnb, que em parceria com o Ocean Conservancy, está à procura de cinco voluntários para uma expedição de um mês à Antártida.
Não é uma experiência simplesmente de turismo.
A ideia é que os escolhidos participem de uma pesquisa de campo colhendo amostras de neve para descobrir até que ponto o plástico chegou ao interior do local mais remoto da Terra.
Quais as consequências disso para o planeta e como é possível contribuir para a preservação do ambiente são as respostas que os participantes ajudarão a dar.
Para se candidatar, a pessoa deve ter mais de 18 anos e disponibilidade para viajar por um mês, de novembro a dezembro de 2019.
Além do espírito aventureiro, curioso e voluntarioso, não é preciso ter nenhum tipo de formação específica.
Mas é necessário falar inglês em nível de conversação.
A seleção final dos cinco cidadãos cientistas será anunciada em 30 de outubro;
O programa está aberto a brasileiros e a pessoas de outros 33 países.
Para se inscrever, basta acessar airbnb.com.br/d/sabbatical.
Problema global
Segundo o Greenpeace UK, a cada ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, desde garrafas e sacos até canudos.
Dados divulgados pela ONU apontam que 80% de todo o lixo marinho é composto por resíduos de plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de resíduos do material na água supere a de peixes.
Sobre a Shorts Co.
A Shorts Co. é a primeira marca brasileira especializada em shorts e bermudas capaz de trazer artigos que traduzem a elegância do homem sofisticado.
Versátil e de estilo focado no DNA náutico, a Shorts Co.
é destinada ao público masculino entre 20 e 50 anos que consomem artigos de alto luxo, em um estilo mais descontraído sem abrir mão da elegância, compondo looks com pólos, camisas de linho e camisetas.
Atualmente, o selo tem sua Flagship Store no coração da Rua Oscar Feire, além de outras 6 lojas em São Paulo (Shopping Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Anália Franco e Vila Lobos), uma loja em Recife e Rio de Janeiro, uma franquia em Salvador.
A marca também conta com mais de 120 pontos de multimarcas espalhados pelo país e sempre participa, com stand próprio, das principais feiras de moda praia do mundo.
LOJA VIRTUAL: https://www.shortsco.com.br/