Home Atualidades R$ 250,00 + 2 Horas e ferramentas ‘certas’ = Qualquer um vira estrelinha de sucesso na WEB

R$ 250,00 + 2 Horas e ferramentas ‘certas’ = Qualquer um vira estrelinha de sucesso na WEB

por Plantão da Redação

Santiago Swallow tem dezenas de milhares de seguidores no Twitter. Seu perfil causa ciúme e inveja em muita gente: e ainda na sua conta tem o selo do Twitter de “verified account”.

Em seu perfil anuncia que é nascido no México e radicado nos EUA, Swallow se define como palestrante motivacional, autor, educador e consultor, cuja função é ajudar as pessoas a entenderem como a personalidade e a mídia podem ser manipuladas no século XXI.

No artigo da Wikipedia sobre Swallow, há a afirmação de que “a dissociação do ser e da personalidade em várias facetas deveria levar a uma revisão do conceito do transtorno de múltiplas personalidades”, incluindo alguns lados da psicologia humana que só se manifestam na Internet e nas redes sociais.

Tudo isso é verdade, a não ser pelo fato de que Santiago Swallow não existe. Ele foi criado por Kevin Ashton, repórter do site norte-americano Mashable, para discutir o conceito de celebridade virtual e de como essa noção é muito questionável.

santiago-swallow-twiter-1904.png

Bastaram duas horas e a quantia de R$ 250 (cerca de US$ 120) para que Ashton criasse o personagem e mais do que isso, criasse também as provas da “existência” de Swallow. Ashton criou um GMail, uma conta no Twitter e por R$ 150 reais comprou 90 mil seguidores no Twitter. Para completar o serviço, usou um recurso que permite criar tweets e postá-los no seu perfil em diferentes datas e tempos.

Muita gente faz exatamente a mesma coisa, PORÉM COM seus perfis reais. Maquiam ou “turbinam” estatísticas de seguidores e tweets para aumentar a sua “reputação” online. Outros fazem dinheiro vendendo seguidores. Nas redes sociais, é muito comum confundir popularidade com credibilidade e é nisso que os falsos especialistas apostam.

Cada vez mais, as pessoas se informam online sobre outras pessoas ou produtos. Pessoas que você conhece online fuçam seu perfil antes de um encontro. Fornecedores fazem isso, clientes fazem isso. A Internet virou o maior repositório de informações já existente.

O maior repositório de mentiras também. Cada vez mais, precisaremos checar informações antes de passar adiante.

 

Fonte: Yahoo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações