Home / Atualidades / Pesquisadores criam impressora 4D

Pesquisadores criam impressora 4D

Nem mesmo a impressora e a tecnologia 3D acabou implacando comercialmente no mercado e já falam em nova tecnologia de impressão 4D. Segundo os pesquisadores e criadores da nova impressora (que já possui 10 protótipos) ao invés de imprimir uma forma completa, a impressora 4-D cria um fio de múltiplos materiais – e que a vertente torna-se o que você desejar.

O processo é uma espécie de reminiscência dos brinquedos de dinossauros que se expandem quando você deixa dentro da água. Primeiro, a impressora cria uma longa seqüência de materiais. Então você coloca a ‘criação’ na água. Nesse ponto, a cadeia de caracteres de materiais pode dobrar-se em várias formas com base no modo como os materiais são colocados. Os exemplos resultantes que temos visto até agora são simples – um cubo ou as letras “MIT” – mas seu criador e diretor do Laboratório MIT ,  Skylar Tibbits, já falou sobre o que esta técnica de automontagem pode significar para a arquitetura e outros campos. Estamos muito longe de chegar numa construção de um edifício por exemplo, mas é um pensamento divertido: que estabelece um arranha-céu e vê-lo dobrar em direção ao céu como aquela cena na Iniciação.

Ainda mais interessante, os materiais podem potencialmente “transformar” a partir de uma forma 3-D em outros modelos e impressões.

cube-folding

4-D Cubo impressão Skylar Tibbits / O Laboratório de Auto-Montagem / MIT

Tibbits estará elaborando um documento detalhado sobre o processo em uma palestra, que será divulgado oportunamente.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*