Na cidade paulista, são 40 equipamentos, o que a torna uma das primeiras da região oeste de São Paulo a adotar o sistema de vaga inteligente. Já no município carioca são 56 equipamentos, tornando-o o primeiro do Rio de Janeiro a contar com esta solução. As operações dos estacionamentos rotativos serão realizadas pela Arapark e pela Rekparking, respectivamente.
A Digicon é a empresa responsável pelo fornecimento de Parquímetros Street com painel solar nas cidades de Araçatuba/SP e Macaé/RJ.
Em Araçatuba, são 1.032 vagas disponíveis, sendo que estão previstas mais 1.235 lugares (que deverão ser implantadas gradativamente), totalizando em 2.267 vagas. E, em Macaé, são 1,2 mil lugares.
Com os Parquímetros Street o público poderá realizar a compra automática do tíquete. A tecnologia aceita moedas e também pagamento por meio de um cartão recarregável. Permitirá também ao usuário comprar créditos de estacionamento através de telefone celular. O sistema também possibilitará a compra de créditos para estacionamento através de moedas ou cartão inteligente, diretamente nos parquímetros.
Equipado de um painel solar, os equipamentos podem aumentar em até duas vezes a autonomia da bateria recarregável, reduzindo o consumo de energia e contribuindo para preservação do meio ambiente. O monitoramento remoto de todas as funcionalidades dos parquímetros é garantido pelo modem GPRS (tecnologia celular), que transmite as informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e coleta de valores ao sistema centralizado via web.
Para o gerente de produtos da Digicon, Hélgio Trindade Filho, os aumentos expressivos do número de veículos na cidade, fazem com que seja necessário viabilizar mais áreas de estacionamento em vias públicas. “Além disso, os parquímetros permitem uma maior movimentação de pessoas, favorecendo até o comércio local”, salienta.
A Digicon desenvolveu uma linha de negócios voltada a este mercado em 2003, com a fabricação do primeiro parquímetro 100% nacional. Atualmente, são 2.177 equipamentos em 44 cidades de estados brasileiros, controlando mais de 50 mil vagas. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, bilhetagem eletrônica, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros. A unidade tem previsão de crescer 20% em 2013. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa, que deve encerrar o ano em R$ 70 milhões.