Home Atualidades Paraná ganha mais uma Cidade Digital

Paraná ganha mais uma Cidade Digital

por Agência Canal Veiculação

Arapongas terá anel óptico e rede PON Furukawa interligando 144 pontos de acesso em ultra banda larga para educação e esporte, tráfego e vídeo-monitoramento, saúde, entretenimento e demais serviços à população da cidade

 

Uma rede metroethernet com tecnologias de transmissão de dados através de fibra óptica, enlaces de rádio e distribuição wifi começa a ser construída na cidade de Arapongas, no norte central do Paraná. Trata-se da primeira Cidade Digital do Estado com arquitetura de rede PON (Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva), um investimento total de R$ 6,9 milhões; verba aprovada pelo Ministério da Ciência & Tecnologia. A Furukawa, principal player de infraestrutura de telecomunicações do mercado ganhou na licitação o lote 3 (Cabeamento Óptico e Rede PON), através de seu parceiro comercial e técnico DN Conectividade, que deve entregar a obra em oito meses. Ao lote 3 estão designados R$ 1.759.522,33.

A cidade de Arapongas tem 112 mil habitantes e é o 2o maior polo moveleiro do Brasil. Em arrecadação, o município está entre os 10 primeiros do Paraná.

“Queremos colocar a cidade em destaque no âmbito tecnológico, a fim de beneficiar os cidadãos e atrair empresas do Setor e os grandes Data Centers. Nosso projeto, além de dar ao Paraná visibilidade no contexto das Cidades Digitais é inovador no mercado brasileiro, pois optamos por um modelo híbrido de fibra óptica e radiofrequência, que permite a utilização da maioria dos recursos multimídia por parte da administração da cidade”, diz Vagner Mantovani, diretor de TI da Prefeitura de Arapongas e líder de projeto.

Segundo o executivo, o Anel Óptico terá 21Km de cabo de fibras ópticas Furukawa, percorrendo toda a área urbana da cidade. “A nomenclatura anel se dá pela saída e chegada do cabo em um mesmo local, garantindo o funcionamento de toda a rede mesmo em caso de rompimento da fibra”, explica Mantovani. “Está projetado para trafegar em velocidade de 10 Gigabits/s com protocolo metroethernet, comportando canais exclusivos para dados, telemedicina, videoconferência, educação, governo, monitoramento, voz, entre outros”, completa.

PON Furukawa – A partir do anel de fibra, os sinais serão distribuídos em rede óptica PON para diversos pontos da área central, cobrindo um diâmetro de aproximadamente 55Km2. Desta forma, a rede é capilarizada para todas as secretarias de governo, utilizando os postes de energia – por onde passam também os cabos de todas as operadoras de telecom na cidade – e para as torres que serão instaladas para a distribuição de sinal wifi.

“Toda a rede será aérea, utilizando os postes de transmissão de energia (COPEL) já existentes. Entretanto, para atingirmos algumas áreas especiais, a fim de atender a toda a população, necessitaríamos atravessar trechos de rodovias estaduais e federais além de áreas rurais. Nestes casos, para dirimir custos e acelerar as obras utilizaremos radiofrequência. Nas torres, em 5,8 GHertz para links ponto-a-ponto, e 2.4 GHertz à população (última milha)”, observa o diretor de TI da Prefeitura.

“Tivemos a felicidade de adquirirmos a tecnologia Furukawa, já que por Lei, não podemos escolher o fabricante. Os produtos Furukawa são de altíssima qualidade e 110% em excelência; o que realmente há de melhor no mercado. Além disso, toda a nossa equipe possui certificações Furukawa, o que nos deixa bastante confortáveis neste processo de instalação dos sistemas”, conta Vagner Mantovani.

Alberto Nolli, sócio-diretor da DN Conectividade, também defende a tecnologia do fabricante. “Somos parceiros Furukawa, Integradores Prime desde 2007, e temos grande confiança na marca. Dos projetos demandados pelos clientes, aos ajustes e otimizações até a entrega dos sistemas rodando, contamos com o suporte de uma equipe de engenharia altamente especializada, integrada com os times, sempre trabalhando a seis mãos”, observa.

Para Nolli, a Prefeitura de Arapongas terá no final deste ano uma Cidade Digital modelo, com a melhor relação custo/benefício do mercado. “Sem dúvida, a partir da tecnologia usada abre-se um leque de possibilidades ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural da cidade, uma Rede Ótica, sem componentes ativos, tem vida útil de longa duração e deve atender as demandas de hoje e dos próximos 20 anos pelo menos”, afirma.

Mantovani conclui: “Buscar a inclusão digital da população é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. A Cidade Digital de Arapongas visa melhorar as condições de vida dos cidadãos, integrando os diversos órgãos da Administração Pública para mais economia e agilidade aos serviços públicos”.

Os equipamentos GPON utilizados no projeto são da Parks.

SOBRE A FURUKAWA BRASIL: é fabricante de soluções para infraestrutura de redes para os setores de TI, Telecomunicações e Energia, com fábrica matriz na cidade de Curitiba/PR e Sorocaba/SP. A empresa também possui unidades produtivas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Cali, na Colômbia. Em 2014 a Furukawa comemora 40 anos de presença no Brasil. É líder no segmento de cabling na América Latin a e atua por meio de canais credenciados de distribuição, integração e centros de treinamento.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações