Volta e meia vemos afirmações apocalípticas do tipo o Outbound marketing está superado.
O “outbound marketing, ou marketing tradicional, está morto” e, no dia seguinte, “o inbound marketing vai morrer”.
O mesmo acontece quando se fala em:
Outbound marketing,
Imbound marketing
E-mail marketing,
Marketing de conteúdo;
Marketing de causa;
Social marketing e tantos outros braços do marketing.
Mas, o que temos visto entre as empresas que estão no topo da cadeia é todas essas estratégias se tocando em diversos momentos.
É claro que, dependendo do nicho, o inbound faz muito mais sentido e merece uma parcela maior dos esforços,;
Mas isso não quer dizer que as empresas não possam se beneficiar de ações outbound.
Stands em feiras e plantão de vendas via telefone (sim! para prospects muito bem segmentados, claro!) são apenas algumas das nossas iniciativas outbound.
A estratégia digital conectada funciona com blog, ads e Facebook a todo vapor.
O fato é que com o avanço da tecnologia, a barreira entre o inbound marketing;
E o outbound marketing na jornada de compra do cliente está só diminuindo.
Para uma empresa conseguir se manter no mercado de forma competitiva, ela precisa encarar as novidades e tendências como verdadeiros aliados nas estratégias de marketing.
E colocá-los para dançar juntos a mesma música!
E como as redes sociais fazem parte de tudo isso?
Por terem um papel importante na decisão dos consumidores, elas podem contribuir diretamente para estratégias on e offline!
Isso mesmo: dá pra usar as redes sociais também em sua estratégia de Outbound!
Leia também: Marketing de conteúdo: aprenda como mostrar as suas ideias para o mundo
Afinal, o que é outbound marketing?
Se você leu a introdução inteira sem saber o que é outbound marketing, só podemos te agradecer pela paciência.
E, antes de continuar, te explicar o que significa o termo.
O outbound marketing – chamado por muitos de marketing tradicional;
Remete à conquista de potenciais clientes por intermédio de meios tradicionais, como anúncios de TV, rádio, propagandas de revista, outdoors, entre outras mídias.
Isso sempre de forma interruptiva, ou seja, sem que o cliente em potencial tem buscado ativamente pela empresa.
Justamente pelo aspecto passivo e interruptivo do formato (como uma propaganda no meio do filme), ele recebe tantas críticas.
E, embora pareça que tudo que é aplicado ao marketing, hoje em dia, tenha uma cara de inbound, não se engane, viu?
O engajamento da marca por meio do outbound ainda é uma opção.
Se for bem ajustada, essa estratégia pode engajar o público, aumentar a visibilidade de uma marca e, claro, converter novos clientes!
No entanto, tudo vai depender de como a empresa pretende realçar a sua presença e tornar-se referência no mercado que atua.
Assista ao vídeo o que é outbound marketing para tirar mais dúvidas
Inbound e Outbound Marketing: quais as principais diferenças?
Enquanto no outbound markeing a empresa tem a missão de correr atrás dos clientes;
O inbound tem um conceito um pouco diferente, sendo que a intenção é atrair os prováveis consumidores;
Para que eles procurem a empresa quando estiverem prontos para se tornar clientes.
Nesse conceito de marketing de atração há uma dedicação maior ao conteúdo apresentado;
Que visa entregar valor para as pessoas que realmente importam ao negócio.
A maneira com que o consumidor será impactado é que determina a efetividade de uma estratégia ou de outra.
Enquanto uma tem o objetivo e uma comunicação direta, o outro lado da moeda conta com um jeito indireto de chegar aos clientes.
No inbound é possível identificar, através do acompanhamento e análise das métricas, quais são os resultados mais relevantes e, a partir desses dados, extrair insights para otimizar a estratégia, criar campanhas, alinhar o planejamento financeiro e etc.
Outra diferença que podemos notar entre os dois métodos é o custo.
O Outbound, dependendo dos canais escolhidos, pode sair muito caro para a empresa.
Se você duvida, faça um orçamento de 30 segundos de uma campanha na TV aberta!
Como as redes sociais podem ajudar o outbound marketing?
É inegável que a relação entre empresa e cliente alcançou um outro patamar com a presença das inúmeras redes sociais que temos atualmente.
Porém, cada rede tem suas particularidades e, por isso, é preciso ter uma estratégia única para chamar a atenção das pessoas.
*Veja neste e-book gratuito como atuar em cada rede social!
Então, seja qual for a rede que você venha a usar, vale se lembrar que é;
Fundamental saber como são os perfis que frequentam cada uma delas e como aplicar sua estratégia em cada canal.
Tendo isso claro, você poderá começar a usá-las também em suas ações outbound.
Veja agora, como as redes sociais podem ajudar nisso.
Divulgação de eventos e feiras
Uma das grandes oportunidades de gerar novas leads para as empresas é a participação do público em eventos, como:
Palestras, seminários, feiras estudantis, feiras voltadas para os empreendedores e outras ocasiões.
Mas, para ter uma boa adesão, o público precisa saber que a marca estará presente.
E é aqui que entram as redes sociais.
Seu uso facilita o processo de divulgação desses eventos!
É possível criar uma página de evento no Facebook com a programação, convidados, além, é claro, da interação que surge entre as pessoas antes mesmo do dia marcado.
No LinkedIn é possível criar grupos direcionados para a apresentar feiras;
Conferências e eventos variados que contam com a credibilidade do perfil profissional dessa rede.
Assim como no Facebook, os grupos podem ser abertos ou fechados;
Com publicações livres ou moderadas pelos administradores.
Descontos exclusivos
Várias empresas já usam essa tática para atrair novos clientes e também fidelizar os atuais.
Você pode, por exemplo, trocar descontos em um estabelecimento por um check-in no Facebook ou;
Até mesmo, pedir para o público postar uma foto do produto no Instagram em troca de vantagens.
Isso estimula as pessoas que frequentam seu estabelecimento ou consomem seus produtos a compartilharem suas experiências, contribuindo para a divulgação da sua marca e, o melhor, gerando provas sociais (indicações explícitas nas redes) para o seu negócio.
Sorteios de produtos ou serviços
Sabe quando uma empresa divulga um produto ou serviço e pede para que cada seguidor marque de um a três amigos nos comentários?
Depois disso um sistema de sorteio escolhe os ganhadores?
Essa é uma forma super efetiva de usar as redes sociais para ganhar visibilidade e, em seguida, trazer o cliente para a loja!
No Twitter também é possível fazer sorteios de brindes, vale-compras, entre outras opções, usando tweets simples para divulgar;
E redirecionar os seguidores para o seu site ou uma página específica para a realização do sorteio.
A única preocupação que a empresa precisa ter é com relação às leis de sorteios;
A maior parte deles precisa de autorização da Caixa Econômica Federal;
Além disso é preciso ficar atento às políticas internas de cada rede social.
Cuidado também para não inserir o pedido de “marcar amigos”, “curtir” ou “comentar” no texto do post. O Facebook está penalizando essa prática, então, o ideal é usar formatos como vídeos para isso.
Divulgação de produtos
Provavelmente, no YouTube você já deve ter visto algum canal em que determinado momento do vídeo;
O (a) youtuber começa a divulgar alguma empresa parceira e descrever as vantagens em adquirir aquele produto específico.
A união entre empresas e canais influentes nas redes sociais é uma forma de mostrar a sua empresa para um público fiel àqueles youtubers (ou instagramers), fazendo com que eles tenham o interesse de conhecer as suas soluções por conta de quem divulgou.
Por fim, o que é claro na hora de traçar os planos para outbound marketing;
É compreender quais são os objetivos que a empresa deseja atingir e as metas designadas para os times de vendas.
Com essa conversa entre setores a empresa só tem a ganhar