São Paulo, 4 de novembro de 2016 – Nesta semana, a StatCounter Global Stats divulgou um estudo que aponta que, pela primeira vez na história, o uso da Internet em dispositivos móveis e tablets superou o uso de equipamentos de escritório na região. De acordo com a empresa, em outubro passado, os dispositivos móveis e tablets responderam por 51,3% do uso da Internet, frente a 48,7% de equipamentos de escritório.
Sobre isto, o Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe, José Otero, comentou que este marco mundial destaca a preferência do usuário para dispositivos móveis ao consultar informações na web. “Para muitos usuários em todo o mundo, assim como as tablets, os smartphones ganharam uma posição privilegiada por suas características: dispositivos de caráter pessoal, sempre à mão, sempre ligado e conectado. Além disso, nos países em desenvolvimento, muitas vezes ocorre do celular ser o primeiro meio de contato com a Internet para as pessoas que nunca usaram um computador”.
Acrescentado, Otero afirmou que “também a partir de sites da internet há mais consciência dessa mudança cultural, e hoje a grande maioria dos portais e sites têm versões adaptadas para móveis, aproveitando as facilidades que fornecem as principais plataformas e sistemas de gestão de conteúdo”.
Por fim, o diretor considerou que ” é muito importante que os tomadores de decisões políticas estejam a par desta realidade no momento de considerar medidas que possam facilitar o acesso das pessoas para aquisição destes dispositivos, incentivando assim a conectividade para o maior número possível da população”.
O relatório da StatCounter tem como base o número de visitas em sites e páginas, pelo qual refere-se restritamente à navegação pela web e não considera outros serviços de Internet, assim como tampouco volume de dados. Segundo esclarece a empresa, suas estatísticas se baseiam em mais de 15 milhões de páginas vistas por mês em todo o mundo, algo mais de 2,5 milhões de páginas da Internet.
Nota aos Editores: O comunicado de Imprensa da StatCounter pode ser consultado em seu site pela Internet, neste link.