Home Atualidades Nova “câmara”, capaz de rastrear ou fotografar em 3D até 1 km de distância

Nova “câmara”, capaz de rastrear ou fotografar em 3D até 1 km de distância

por Carlos Xandelly

optics

Pixel por pixel Optics Express

Uma equipe de físicos da Universidade Heriot-Watt em Edimburgo, desenvolveram uma tecnologia laser que pode ‘ler’ em 3-D um objeto com até um quilômetro de distância. O sistema tem precisão (dentro de um milímetro) de imagem até mesmo de objetos “não cooperativos” – ou seja, aqueles que não se facilmente deixam refletir pulsos de laser, como uma tela por exemplo. Embora a um quilômetro de distância, ele provavelmente pode capturar um ser humano não cooperativos !

A técnica de imagem é chamado de “time-of-flight”, ou ToF. Corre-se um baixo consumo de energia do feixe de laser infravermelho sobre um objeto, de preferência um que não está em movimento, como um carro estacionado, então os registros quanto tempo os fótons no feixe de laser levam para rastrear o objeto e retornar ao amissor do feixe de laser formando assim uma imagem 3D Real.

Sistemas de imagem TOF já são utilizados em alguns equipamentos de navegação, como veículos autônomos, mas geralmente tem um curto alcance e não podem rastrear qualquer tipo de imagem ou ‘capturar’ todas as superfícies. O sistema equipa Heriot-Watt, especificamente detecta comprimentos de onda maiores de luz que são mais vermelhas do que a luz visível e pode viajar mais facilmente. Um sensor supercondutor nanofio conta fótons individuais no feixe de laser, permitindo-lhe mais precisão a profundidade de gravação.

zebrafish

Distância de Imagem: Optics Express

“É claro que o sistema teria de ser miniaturizado e ser mais robusto, mas acreditamos que uma pequena e leve imagem de profundidade seja totalmente portátil de através da digitalização, isto é possível e poderia ser um produto viável e pronto para o mercado consumidor em menos de cinco anos”, de acordo com Aongus McCarthy, lider e autor do Optics Express e que revelou em vários sites sobre o invento e pesquisa na semana passada. Ele disse em uma declaração à imprensa que ela poderia vir a ter um alcance de até 10 quilômetros, desde que seja construído mais ‘forte’.

Gerald Buller, um estudioso e co-autor/inventor, disse à Wired que a tecnologia poderia ser usada pelos militares para ajudar drones verem e rastrerem em diversos modos seus alvos. Também poderia escanear vegetação para determinar a saúde de plantas na floresta, ou ser modificado para funcionar debaixo d’água para fazer a varredura de oceanos e lagos em qualquer tipo de profundidade.

E para aqueles que estão um pouco receosos quanto ao feixe de laser: A pele humana não reflete fótons suficientes para ser fotografada com precisão e de forma completa, então se algum dia alguém ‘mirar’ as lentes ou o feixe de laser em sua direção, basta a nudez total para que você fique irastreável e sem ser fotografado em 3D, esta deverá ser a sua primeira defesa !

 

[ Fotos e fonte BBC News – Tradução, interpretação por Carlos Xandelly]

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações