Home Ecoverde Green-Bike: menos de 30 dólares uma bicicleta do ‘Futuro’

Green-Bike: menos de 30 dólares uma bicicleta do ‘Futuro’

por Plantão da Redação

Para alguns basta um pouco de dificuldade para que uma porta imensa se abra à mente em busca da inovação e da oportunidade de criar ou recriar invenções ultrapassadas e obsoletas. Para outros, a falta de grana e talvez a falta de uma boa colocação no mercado de trabalho quem sabe. A Bem da verdade é que existem centenas de milhares de mentes criadoras hiper criativas. Hoje navegando na web atrás de um passeio virtual pelas terras da Irlanda, me deparei com um anúncio super interessante e ao mesmo tempo curioso, onde a publicidade anunciava a venda uma Bike feita a partir de papelão e garrafas pet por um preço de US$ 30 a unidade e me deparei com uma história supre incrível, vejamos.

Segundo o relato do site o inventor começou a desdenhar sua criatura em um dia de 2009, o engenheiro israelense Izhar Gafni sentou-se em uma biblioteca tranquila com um único propósito de projetar uma máquina para extrair sementes de romãs, quando sua mente vagava para o ciclismo, o seu passatempo favorito. Gafni admirador de bicicletas feitas de bambu (que levam o selo ecosustentável), mas seu alto custo parecia proibitivo. Ele se perguntou: Por que não fazê-los a partir de papelão, em vez disso?

Saiu do papel e do projeto e após 3 anos colocou em produção a sua reinvenção da Bicicleta ou como ele prefere chamar, a sua Green-Bike, e que inclusive procura por representantes e distribuidores em seu site.

Ao longo dos próximos dois anos, Gafni aprendeu a dobrar folhas de papelão para as mais fortes formas possíveis; sua experimentação levou a estruturas robustas que seus formatos lembram favos de mel e de ninhos de aves. Ele, então, passou mais um ano aperfeiçoando o material em componentes de bicicleta. “Eu quase me senti como os Irmãos Wright entrando em território desconhecido”, diz ele em sua história no site.

bike_mainimage

O produto do seu trabalho é uma bicicleta de velocidade única com raios, e um quadro feito de papelão. Verniz protege o núcleo de papel colado da umidade ou das chuvas, enquanto que pneus velhos servem como rodas a prova de furos. Gafni usaou cinto de um carro como espécie de corrente e garrafas de plástico nas manivelas dos pedais. O protótipo de 28 quilos, chamado Alfa, pode suportar com segurança um piloto quase 20 vezes o seu peso.

Gafni pretende produzir em massa quatro modelos: dois £ 18-bicicletas para adultos, que devem levar opcionalmente um motor elétrico recarregável e outras duas versões menores para crianças. Ele espera que a construção de cada bicicleta por menos de 12 dólares em materiais e vendê-los para não mais do que US $ 30.

Mas seu objetivo mesmo não é ficar rico e sim ser uma espécie de inventor do novo mundo, que busca extrair através do lixo e do material reciclável novas formas e métodos de construção. Ainda, segundo a publicidade estampada em cada Green-Bike o inventor gostaria mesmo de receber ou arrecadar o suficiente de dinheiro de várias pessoas ou investidores dos países em desenvolvimento onde ele se propõe até mesmo que poderia montá-las gratuitamente dependendo do montante recebido para cobrir as custas e suas despesas com viagens.

Gafni já pode imaginar outras formas de construção que utiliza o mesmo material da sua Green-Bike, tais como carrinhos de bebê, cadeiras de rodas e até mesmo carros. “Você pode fazer quase qualquer coisa com ele (o material e a sua forma de construção)”, diz ele.

Para mais detalhes e até mesmo quem sabe comprar uma Green-Bike, acesse o site e fale diretamente com o criador ou o reinventor da Bicicleta do Futuro !

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações