Pesquisa realizada com 160 empresas apresenta um retrato do estágio atual e do potencial da tecnologia no mercado brasileiro
A Internet das Coisas (IoT) tem sido tema de conversas entre executivos e também entre consumidores há algum tempo. Para entender a maturidade de adoção no Brasil e o potencial de crescimento nos próximos anos, a PromonLogicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação na América Latina, realizou uma pesquisa com executivos de 160 empresas de diferentes segmentos – o IoT Snapshot. O resultado é uma visão clara da realidade do mercado brasileiro frente à tendência.
Segundo o estudo, a Internet das Coisas vem sendo considerada por muitos entrevistados como uma evolução das tecnologias de automação industrial e os benefícios mais relevantes esperados com a adoção são produtividade (81%), eficiência operacional (81%) e redução de custos (79%). Outras melhorias buscadas pelas empresas que investem em IoT são suporte à tomada de decisão (75%), inovação (70%), diferencial competitivo (59%) e novas fontes de receita (36%).
Embora haja muita discussão sobre o assunto, existem poucos casos práticos de uso – somente 31% das empresas entrevistadas têm um nível de adoção da tecnologia entre moderado e alto, enquanto 66% chegou, no máximo, a discutir esse tipo de iniciativa.
Apesar da adoção ainda ser baixa, o futuro é promissor. Enquanto 32% dos participantes do estudo enxergam IoT como crucial para seus negócios atualmente, esse cenário deve se inverter nos próximos anos: 62% dos participantes acreditam que IoT será extremamente importante em três a cinco anos.
Verticais
O estudo avaliou ainda os principais motivos que levam as organizações de cada um dos segmentos pesquisados a adotarem IoT. O setor de utilities, por exemplo, visa a redução de custo (67%), produtividade (50%) e eficiência operacional (42%), enquanto o setor público mira eficiência operacional (50%) e suporte à tomada de decisão (45%). Por sua vez, o segmento financeiro busca inovação (44%), seguida de diferencial competitivo (33%).
Desafios
Assim como outras tecnologias também disruptivas, os projetos de IoT impactam processos que ultrapassam as fronteiras da área de TI, levando transformações também para as áreas de negócios, além de contribuir, em alguns casos, para mudanças profundas em modelos comerciais e de atendimento aos clientes.
No entanto, sua adoção ainda enfrenta desafios significativos, sendo o distanciamento em relação ao tema e a imaturidade tecnológica os pontos mais críticos neste momento – citados por 64% e 63% dos respondentes, respectivamente.
“O estudo IoT Snapshot deixa claro que, assim como o resto do mundo, o mercado brasileiro está acompanhando atentamente a evolução das tecnologias de Internet das Coisas e acredita fortemente em sua capacidade transformacional nos próximos anos. Apesar de ser ainda um tema em processo de amadurecimento – tanto do ponto de vista das empresas usuárias como dos fornecedores de tecnologia, seu potencial de inovação e criação de novos modelos e oportunidades de negócios é incontestável,” afirma Yassuki Takano, diretor de consultoria da PromonLogicalis e responsável pelo estudo.
Para conhecer todos os resultados da pesquisa, acesse http://bit.ly/2gpARN3