Home Atualidades Instituto de pesquisa de Recife apresenta projeto no maior evento de inovação tecnológica do Brasil

Instituto de pesquisa de Recife apresenta projeto no maior evento de inovação tecnológica do Brasil

por Agência Canal Veiculação

Entre 142 propostas, o projeto do leitor digital LEV, do instituto científico e tecnológico CESAR, com sede em Recife – PE, foi um dos 33 cases de sucesso escolhidos para serem apresentados durante a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que acontece entre 24 e 26 de agosto no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, na cidade de Cabo de Santo Agostinho – PE.

Com esse produto inovador, que é integrado à biblioteca digital de uma grande marca de livrarias, os leitores cadastrados podem comprar e acessar o acervo com apenas um clique. Para o CESAR, trata-se de uma inovação em modelo de negócio, pois é o primeiro produto construído para uma empresa em que o instituto tem participação nos resultados das vendas.

O grande diferencial tecnológico do dispositivo é o PDF Reflow, que possibilita a leitura de arquivos PDF de forma mais confortável, semelhante ao formato nativo para estes dispositivos, o epub. A tecnologia e-ink, utilizada na tela, possibilita que a bateria dure até 30 dias.

“A parceria entre empresa e instituto, trabalhando num formato de inovação aberta, possibilitou a construção e o lançamento no mercado de um dispositivo com marca nacional feito por e para brasileiros. Mas, as parcerias não se restringiram ao Brasil. Também participaram do projeto empresas da França, Suíça e China”, explica Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do CESAR.

Para escolher os projetos mais inovadores, um Comitê Técnico, composto por integrantes da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e especialistas do sistema nacional de inovação, considerou a aderência ao tema central do evento (Inovação e Competitividade Globais: Construindo as pontes com o futuro), originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto da tecnologia, os resultados do projeto, estágio do esforço inovador e clareza do texto de apresentação do case.

“Estamos confiantes de que as apresentações irão proporcionar trocas muito ricas entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas inovadoras e companhias que querem investir mais em inovação”, ressalta Celso Barbosa, coordenador geral do evento.

A grande novidade dessa edição é que, pela primeira vez, as demais empresas e instituições que enviaram seus cases foram convidadas para expor seu trabalho em forma de pôster durante a Conferência. Essa iniciativa surgiu para dar oportunidade para todos os inscritos mostrarem suas histórias de sucesso e, consequentemente, motivar ainda mais as organizações presentes no evento.

Além da apresentação dos cases de sucesso, a 15ª Conferência Anpei também conta com palestras e debates com especialistas nacionais e internacionais sobre temas como Big Data, Internet das Coisas, Indústria do Futuro e competitividade e cooperação entre startups e grandes empresas.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia da Conferência, mas há valores promocionais para quem se inscrever com antecedência. Para mais informações ou para realizar sua inscrição, acesse www.anpei.org.br/15conferencia.

Confira a lista dos cases aprovados para a 15ª Conferência Anpei de Inovação

· Agência de Inovação Inova Unicamp – O apoio da incubadora para startups de sucesso: o caso Taggen.

· Algar Telecom – App Meus Serviços Algar Telecom.

· Algar Telecom – URA Interativa.

· CESAR – Leitor Digital LEV.

· COPPE/UFRJ – Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão – Desenvolvimento do Conversor MONOTRI Motor.

· DEV Tecnologia – Aplicação inovadora de Internet das Coisas para submedição de energia em edificações.

· Dow Brasil Indústria e Comércio de Produtos Químicos – Ampliando resultados através da criação de uma nova plataforma de soluções para controle de poeira.

· Dublauto Gaúcha Indústria e Comércio de Componentes para Calçados – Inovando com nanotecnologia: agregação de valor e posicionamento competitivo da Dublauto Gaúcha na cadeia produtiva da indústria de calçados.

· Embraco. Whirlpool Unidade de Compressores – Nova solução de refrigeração Plugin – Unidade Selada.

· Embrapa Suínos e Aves. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Inovação aberta na Embrapa Suínos e Aves: o caso abatedouro móvel.

· Festo Brasil – Inovação aberta inspirada pela natureza. Aplicações na automação industrial.

· FIRJAN – Technology Roadmaps: Desafios e oportunidades no planejamento tecnológico.

· GranBio Investimentos – Levedura nacional de alto desempenho para a Indústria de Etanol 2G.

· Instituto de Pesquisas Eldorado – Oficina do Futuro PcD – A competência faz a diferença.

· Instituto de Pesquisas Eldorado – Internet of Things: O caminho para os prédios inteligentes.

· Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – Avanço no projeto de estabilizadores horizontais em fibra de carbono para jatos de pequeno porte.

· Mahle Metal Leve – Guiando a massa criativa para os tópicos estratégicos.

· Mazda Motor Corporation – Avanço Tecnológico operacional usando a TOC – Teoria das Restrições.

· Medicatriz Dermocosméticos – Inovação aberta como diferencial para criar percepções de valor pelo mercado.

· Natura Inovação e Tecnologia de Produtos – Novo modelo de cocriação e inovação aberta para desenvolvimento e aceleração de inovação radical em empresas: Hackathon Natura Campus Media Lab.

· Nayax – Expansão Internacional. Assim nós fazemos.

· NeoGrid & Nielsen – Como transformar os desafios atuais em fator competitivo global através de soluções inovadoras para a cadeia de suprimentos.

· Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Desenvolvimento de agentes antimicrobianos naturais para uso em produtos de higiene corporal: óleo essencial de capim limão e suas frações obtidas por destilação a vácuo.

· Pred Engenharia – S3i: Sistema inteligente de intervencao industrial.

· Robert Bosch – Nova bomba elétrica de combustível Evolution para veículos automotores Flex Fuel.

· Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – SENAI FabLab – A Metodologia MAKER formando para a Indústria 4.0.

· Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Departamento Nacional – Laboratórios abertos SENAI como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de Startups de base tecnológica.

· Tron Controles Elétricos – Integração do conhecimento prático e mobile para formação do profissional de eletroeletrônica.

​· Universidade Estácio – Telion: a nova tecnologia para sala de aula do futuro.

· Wfabrill Indústria e Comércio – Pastilhas efervescentes de limpeza.

· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – B.Blend: primeira plataforma multibebidas no mercado de bebidas.

· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – Novo Refrigerador Brastemp duas portas único no Brasil.

· Whirlpool. Unidade Eletrodomésticos – Primeira cervejeira Consul para residências no Brasil.

Sobre o CESAR
O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O CESAR atua também na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

Uma lista parcial de clientes do CESAR inclui Gemalto, Bematech, Elcoma, HP, LG, Sonae Sierra Brasil, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva. Em 2014, o CESAR atingiu a marca de R$ 99 milhões em vendas de projetos de inovação.

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Primeiro Lugar na Copa do Mundo de Testes de Software (2014), o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações