Projetos para a TV digital, cidades inteligentes, computação em nuvem e virtualização de redes e serviços são destaques da II Mostra Inova CTIC/RNP
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) promove, nos dias 1º e 2/12, a II Mostra Inova CTIC/RNP. Realizado em São Paulo, o evento apresentará nove projetos acadêmicos desenvolvidos por mais de 50 instituições de ensino e pesquisa, com foco em TV digital, cidades inteligentes, computação em nuvem e virtualização de redes e serviços. O objetivo é fazer com que a iniciativa privada e o governo se apropriem das tecnologias desenvolvidas pelos grupos de pesquisa fomentados pelo CTIC, a fim de estimular o desenvolvimento de áreas estratégicas da economia brasileira.
“Todos os projetos têm grande potencial de impacto na sociedade. O desafio agora é fazer com que essas soluções sejam aplicadas no ambiente para o qual foram concebidas, no dia a dia”, destacou o diretor do CTIC, Lisandro Granville.
Entre os projetos para cidades inteligentes está o CIA², que desenvolveu um sensor para monitorar condições de poluição e níveis de rios urbanos, possibilitando a previsão de enchentes e tempestades, à medida que o nível do curso d’água sobe. Já o SIMTUR é um sistema de acompanhamento do tráfego urbano. A iniciativa permite, por exemplo, que os usuários de transporte público saibam, por meio de um dispositivo móvel, a melhor rota entre o local de origem e o de destino, o tempo de espera no ponto e a duração da viagem.
Confira os outros projetos do CTIC que serão apresentados:
– AltoStratus – serviços como escalonamento, segurança, composição de serviços e gerência de workflows, tolerância a falhas e gerenciamento de serviços virtuais em nuvem.
– SPACES-4D – câmeras com microlentes que permitem capturar mais informações do ambiente que as câmeras comuns e podem ter seu foco corrigido pós-captura. Essa solução permite o desenvolvimento e aplicação de técnicas para rastreamento de pessoas ou objetos em ambientes de grande fluxo.
– JCOLLAB – ferramenta que automatiza o fluxo produtivo de uma redação jornalística com foco no conteúdo de TV digital. Também permite, em algumas etapas de produção, a colaboração e a interação com o público, por meio da rede social.
– JitCloud – meios alternativos para construção de infraestruturas públicas de computação na nuvem, baseados no conceito de implantação Just in Time (JiT) da infraestrutura computacional necessária.
– ReVir – especificação, desenvolvimento e mapeamento de soluções para Internet do Futuro por meio de redes virtuais e implantação dos resultados em uma rede de testes.
– REMOA – conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma Cidade Inteligente baseada na Internet das Coisas, por meio do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente.
– Ginga AppStore – aplicações interativas para Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) – enquetes, compras online, videoconferência até serviços como telessaúde e teleducação.
Grupos de Trabalho
Além dos projetos apoiados pelo CTIC, serão apresentados no evento cinco Grupos de Trabalho (GTs) parceiros da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com foco nos temas do evento. A RNP trabalha em parceria com a comunidade científica para promover o desenvolvimento de redes e incentivar projetos de aplicações avançadas, por meio do Programa de GTs.
Por edital publicado anualmente, grupos de pesquisa podem submeter propostas de novos serviços e produtos nas áreas de redes e aplicações distribuídas, que sejam de interesse aos usuários da rede acadêmica brasileira.
Os projetos apresentados serão o VLibras, voltado para acessibilidade; o Mconf, ferramenta de webconferência; o Sistema para Controle Inteligente de Redes Sem Fio (SciFi), que cria redes wireless; o projeto Vídeos sob Demanda como Objetos de Aprendizagem (VoA), com foco no ensino a distância; e o projeto Computação em Nuvem para Ciência (CNC), sobre computação em nuvem.
Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Sobre o CTIC
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) foi criado pelo governo federal e é hospedado pela RNP. O CTIC constrói redes temáticas com diversos grupos e laboratórios interessados nas múltiplas facetas e abordagens de um determinado problema ou tecnologia. O objetivo é desenvolver a competência nacional para inovação em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (TIC). Mais informações sobre o CTIC e seus projetos em www.ctic.rnp.br.
Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. A rede tem mais de 900 localidades conectadas e Pontos de Presença em 27 unidades da federação. São mais de 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.