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Hamburguerias artesanais ganham força no Brasil

por Paulo Fernandes Maciel
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Mercado em ascensão: aumenta o número de hamburguerias artesanais no Brasil

O mercado de hamburguerias no Brasil nunca foi tão potente, expansivo e numeroso.

Nos últimos anos, o número de empresas do setor que abriram as suas portas foi maior do que o de qualquer outro sub ramo da alimentação nacional.

Para se ter uma ideia, o crescimento no número de hamburguerias na última década foi de 575%.

Ou seja: quase 7 vezes mais hamburguerias no país.

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Nos últimos três anos apenas, o crescimento foi de 30%, de acordo com o Sebrae.

Não é passageira nem Sazonal essa vertente de negócios

Isso mostra que as hamburguerias artesanais não são apenas uma moda passageira como foram as paleterias em 2015, os cupcakes antes delas e os frozen yogurt ainda antes.

Não, as hamburguerias vieram para ficar e conquistar um espaço no mercado nacional.

Mas o que explica esse movimento?

Por que as hamburguerias artesanais cresceram tanto e se mantiveram no topo, enquanto outros empreendimentos fracassaram depois de algum tempo?

Há alguns fatores que ajudam a explicar essa situação.

O primeiro dos fatores é a própria qualidade do prato.

Um lanche com hambúrguer é algo diferente das sobremesas como as paleterias, os cupcakes e os frozen yogurt.

Em primeiro lugar, não são sazonais, ou seja, não dependem do clima ou de algum período específico para serem consumidos.

Em segundo lugar, os hambúrgueres já são itens comuns no cardápio do brasileiro.

Não se trata de experimentar uma coisa nova, mas sim de aproveitar um prato que já tem grande penetração no interesse do público.

Por isso, é mais fácil ter um sucesso duradouro com uma hamburgueria do que com uma paleteria.

Além disso, há um benefício sensível em relação a competição no mercado.

Enquanto as paleterias sofreram com as marcas de sorvete, que conquistaram o espaço perdido sem dificuldade, as hamburguerias não sofrem com isso, até porque os hambúrgueres congelados perdem em sabor e tamanho em relação aos artesanais.

No entanto, esses elementos explicam apenas parcialmente o sucesso das hamburguerias artesanais no Brasil.

A força dos aplicativos

Existem outros fatores, dessa vez materiais, que ajudam a explicar como esses estabelecimentos começaram a registrar muito sucesso.

Um desses fatores é a ascensão dos aplicativos de delivery, como iFood, Rappi ou Uber Eats.

Esses apps cresceram mais de 20% de 2018 para 2019 e seguem em alta tendência desde os últimos anos.

Na prática, eles apresentam uma maneira de reunir todo o fluxo de demanda de uma cidade e organizar de maneira inteligente e eficaz para que as hamburguerias possam aumentar o seu número de pedidos.

Esse cenário traz uma série de vantagens para os restaurantes que servem hamburguer delivery.

Em primeiro lugar, não há tanta preocupação com a localização do espaço.

É claro que é importante estar em uma via de fácil acesso para os entregadores, mas a hamburgueria artesanal pode atingir um público da cidade inteira sem dificuldades, ao contrário de restaurantes sem a opção de delivery.

Em segundo lugar, a possibilidade de atender essa demanda toda vem a baixo custo (apenas a taxa do aplicativo), uma vez que os entregadores trabalham como autônomos.

Na prática, os restaurantes aproveitam o público, o aplicativo e os entregadores praticamente de graça.

Além disso, quem serve hamburguer delivery pode se aproveitar dos dados coletados pelos aplicativos e oferecidos na forma de insight, de modo a otimizar os seus cardápios para determinados dias da semana ou momentos.

Por exemplo, se a tendência da cidade é que os lanches vendidos venham com batata-frita e refrigerante, então a lanchonete pode se adaptar para seguir essa tendência.

Sem as informações do aplicativo, fica difícil ter os insights necessários para otimizar o cardápio e aproveitar ao máximo o que a demanda pede.

Restaurantes virtuais

As condições materiais para o surgimento das hamburguerias artesanais são tão boas que hoje já existem dezenas de exemplos de restaurantes virtuais com o prato.

Um restaurante virtual, também chamado de cozinha-fantasma, é um estabelecimento alimentício que não tem uma sede para atender aos seus clientes, lidando com a demanda apenas pelos aplicativos de entrega.

Normalmente, esses estabelecimentos alugam cozinhas compartilhadas (que são coworkings culinários) e atendem à demanda dali mesmo, sem precisar lidar com clientes no balcão ou mesas.

Por causa disso, podem operar de maneira mais enxuta, com menos funcionários e coletando uma margem de lucro maior ou vendendo seus produtos a preços menores.

O gosto pelo prato prático

No fim das contas, o que explica o crescimento das hamburguerias artesanais não é só o gosto do brasileiro pelo prato, mas também as condições materiais que facilitam o sucesso das lanchonetes, especialmente para quem serve hamburguer delivery.

Com o crescimento exponencial do mercado de aplicativos de entrega de comida, a perspectiva é que as hamburguerias cresçam ainda mais, além de levar junto estabelecimentos de outros tipos de comida, como pizzarias, restaurantes étnicos e muitos mais.

Aos poucos, os aplicativos de delivery vão se tornando uma força enorme no mercado de consumo nacional, moldando a indústria, o comportamento dos consumidores e o sucesso de outros negócios.

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