Home Atualidades Gastos com comunicação crescem entre classes mais baixas

Gastos com comunicação crescem entre classes mais baixas

por Agência Canal Veiculação

O novo estudo ComTech da Kantar Worldpanel analisou o crescimento de gastos com comunicação entre os brasileiros, com dados dos últimos 5 anos. Pontos como os principais planos utilizados, preferências de sistemas operacionais e tipos de comércio que possuem maior saída de aparelhos também foram destaque na pesquisa.

No levantamento, foi possível verificar um crescimento de 57% em gastos com comunicação nos últimos 5 anos. Em 2010, a média de gastos por domicílio era de R$ 614; em 2015 esse valor subiu para R$ 967. O aumento foi sentido por todas as classes sociais durante o período. O destaque ficou com a classe C, que obteve 72% de aumento.

Além do crescimento intenso do interesse das pessoas com comunicação, é importante ressaltar que a preferência por planos pré-pagos diminui consideravelmente. No primeiro trimestre de 2013, o volume desses planos era de 82,9%; no mesmo período de 2014, diminuiu para 81,1%; e em 2015, a quantidade total de consumidores desse plano caiu para 76,7%.

Migração entre os planos

Na análise, ainda é possível identificar que a lealdade de usuários está mais presente em planos controle, que possuem uma representatividade de 89,3% de pessoas que não pretendem sair do plano. A lealdade para consumidores de pré-pagos é de 88,6% e de planos pós-pagos, de 84,2%. A maior porcentagem de troca acontece entre os planos pós-pagos, com 15,8% dos usuários migrando para outros controles. Entre os planos pré-pagos, as trocas são de 11,5%; já em planos de controle, ela cai para 10,7%.

Aparelhos e velocidade de internet

Quando o assunto é o tipo de aparelho utilizado pelos usuários, a maioria ainda é de celulares sem sistema operacional, que corresponde a 58,9% dos aparelhos, porém vem caindo nos últimos períodos, enquanto os aparelhos com sistema operacional crescem. Entre os 41,1% de aparelhos smartphone, é possível observar que a preferência pelo sistema operacional Android é dominante, corresponde a 86,7%, em segundo lugar está o sistema operacional Windows, com 4,2% e em terceiro o iOS, com 4,1%.

Dentre os smartphones, os serviços mais utilizados são fotos, músicas e redes sociais, todos com 28%. Na hora de escolher um celular, os brasileiros buscam por durabilidade do aparelho (30%), qualidade da câmera (23%), tamanho da tela (21%) e atratividade do design (20%).

A opção de tipo de rede móvel tem a predominância de usuários 3G, que correspondem a 85,7%; para 4G, esse número cai consideravelmente para 7,4%; já para usuários somente de voz, a porcentagem é de 6,9%.

Sobre Kantar Worldpanel

Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo. Seu High DefinitionInspiration™ combina monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e porque – se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

 

Com mais de 60 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a KantarWorldpanel apresenta High DefinitionInspiration™ em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações, entretenimento, entre muitos outros.

 

Sobre a Kantar

Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações