Uma empresa americana conseguiu fabricar uma pistola de metal graças a uma impressora 3D, segundo um vídeo publicado nesta sexta-feira que mostra a arma sendo utilizada com êxito.
A Solid Concepts, sediada na Califórnia, se descreve como líder mundial na impressão em três dimensões, que permite fabricar um produto real a partir de um computador e de uma impressora especial. A fabricação desta arma, réplica do clássico 1911, é, de qualquer forma, cara, advertiu a empresa.
“Funciona muito bem”, afirmou a Solid Concepts em um blog, ao informar que a arma disparou cerca de 50 vezes.
A pistola é composta por 30 elementos fabricados graças à tecnologia 3D, alguns deles em aço inoxidável.
Acompanhem o vídeo logo abaixo e atestem a qualidade e a precisão de tiro da arma em ação.
Funcionamento e especificações de impressão 3D
Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.1 São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.2
Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. Além disso, é possível simultaneamente depositar diferentes tipos de materiais.
A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico . (dados wikipédia)
A impressão 3D utiliza modelos de objetos virtuais que podem ser criados por programas de modelação ou scanners 3D. Os modelos são computacionalmente divididos em camadas que serão impressas aditivamente umas em cima das outras de forma a criar o objeto final.
Vale salientar que atualmente no mercado brasileiro existem impressoras 3D já a venda e possuem um preço altamente acessível, logicamente é bem menos complexa e menor em sua área de trabalho, mas é possível criar desde uma pequena bola de basquete até mesmo uma capa de celular ou smartphone. O valor de mercado é de R$ 6.300,00 nas boas lojas e magazines.
Acompanhem o vídeo logo abaixo de uma ‘pequena’ impressora 3D em ação.