Instashow rastreia imagens publicadas nas redes sociais durante um evento e as projeta em um telão. As fotos que serão exibidas podem ser moderadas em tempo real e também são processadas e armazenadas nos servidores da empresa.
As redes sociais e a adoção em larga escala de smartphones com câmeras cada vez mais poderosas criaram um comportamento bastante comum entre os participantes de qualquer evento: o hábito de registrar presença através de fotos. Pensando nisso, a empresa gaúcha Ignisys Tecnologia desenvolveu o Instashow, um poderoso aliado dos organizadores de eventos sociais e corporativos.
O Instashow é um hardware com sistema embarcado que se conecta a um projetor ou TV para exibir imagens publicadas nas redes sociais durante um evento (neste vídeo, veja como o Instashow é instalado). E ele vai além de rastrear as fotografias postadas online em uma fanpage ou a partir de uma hashstag, já que as imagens são armazenadas nos servidores da empresa e ficam disponíveis para a equipe de organização. Outra funcionalidade diz respeito à moderação: em tempo real, é possível escolher as imagens que serão ou não projetadas.
A tecnologia também permite integração com impressoras fotográficas, para que os participantes levem as imagens em papel fotográfico profissional e de alta qualidade – que pode ser customizado para imprimir também informações sobre o evento. Tais possibilidades de integração com outros equipamentos disponíveis no mercado (como totens, cabines, telões) tornam o produto ideal para criar “lembrancinhas” personalizadas em eventos sociais, bem como uma excepcional ferramenta de branding em ações de marketing.
“As possibilidades são virtualmente infinitas: veicular marcas, monitorar comportamentos, documentar acontecimentos ou simplesmente entreter”, explica Adriano Nepomuceno, diretor comercial da Ignisys Tecnologia, criadora do Instashow.
A proposta é integração das redes com o acontecimento em tempo real. “Compartilhar de fato! As pessoas se divertem e passam a interagir mais no instante em que veem as fotos no telão” , diz Adriano.
Além disso, o diretor da Ignisys enfatiza que o Instashow proporciona uma visão ´documental´ única: “o evento sob a perspectiva dos convidados”. Porém sem “concorrer” com as imagens capturadas por fotógrafos profissionais. “São propostas e estéticas diferentes”, salienta.
O sistema também pode ser integrado a um totem equipado com câmera, para submeter fotos para as redes sociais.
O modelo de comercialização do Instashow é outra vantagem: pacotes de acordo com a necessidade de cada evento. Assim, o cliente final investe conforme o número de convidados e funcionalidades desejadas.