Em tempos de crise, capacitação de funcionários é solução para garantia de resultados.
Sobreviver aos tempos de crise requer preparo, planejamento qualificação e muito trabalho.
Nos momentos de retração econômica, empresas de todos os portes e setores podem ter uma trajetória de sucesso e mostrar resiliência ou podem não suportar as dificuldades e fecharem as portas.
O objetivo de todo gestor é garantir a longevidade do negócio.
Para isso, é necessário estar preparado, saber que oscilações econômicas acontecem e é preciso lidar com os bons e maus momentos.
Neste sentido, fazer o “dever de casa” é essencial, mas há muitos empresários que ainda se enganam imaginando que pular etapas importantes é uma maneira de economizar.
Uma destas etapas é o treinamento de colaboradores, que deve ser constante dentro de uma empresa, independente do momento econômico.
Uma equipe de trabalho eficiente, atualizada, motivada e bem coordenada é a base para o sucesso de qualquer negócio.
Funcionários capacitados prospectam e fidelizam clientes, possuem melhor desempenho, oferecem maior qualidade de trabalho e aumentam a produtividade da empresa.
Todos esses fatores são diferenciais em meio à crise.
Para a realização de treinamentos é necessário investir, por isso, o planejamento também é importante.
Ele deve ser feito antes mesmo do menor sinal de retração econômica.
O gestor deve garantir que um percentual do orçamento da empresa seja direcionado à qualificação dos funcionários.
Compreendendo essa necessidade, fica mais fácil manter a realização de capacitações nos momentos mais difíceis financeiramente.
Por fim, a palavra de ordem para sobreviver à crise é trabalho.
Com uma equipe preparada, é preciso colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos para alcançar o retorno desejado.
Como capacitar funcionários
Para garantir que o investimento realizado garanta retorno, é fundamental escolher os parceiros corretos nesta empreitada. Busque profissionais que possam contribuir para uma qualificação eficiente dos funcionários.
O Instituto Brasileiro de Vendas – IBVendas desenvolveu um método exclusivo de ensino
Que é ministrado por profissionais com vasta experiência de mercado.
São oito programas de treinamento para a área de vendas:
1) Formação profissional em vendas:
tem a proposta de ensinar técnicas de vendas práticas e de aplicação imediata, de forma a garantir prospecção e fidelização de clientes, além de melhores resultados de vendas.
2) Gestão profissional em vendas:
entre os diferenciais estão a realização de plano estratégico e tático e uso de ferramentas de gestão.
O conteúdo aborda focos e resultados, processo de vendas e a construção de uma equipe de alto desempenho.
3) Venda de soluções:
apresentação de técnicas de vendas e negociações, de forma a gerar valor em cada transação e evitar a guerra de preços.
4) Vendas no varejo:
Abordagem de técnicas e estratégias de vendas com olhar direcionado ao varejo.
5) PNL aplicada em vendas:
Estudo aplicado para aumentar o desempenho, os resultados e a produtividade.
6) DISC – Formação em analista comportamental:
Conhecimento sobre os perfis dominante, influente, estável e analítico e orientações sobre comportamento e lideranças.
7) VT – Prospecção e venda consultiva por telefone:
técnicas para a realização de negociação por telefone mostrando como transformar sonhos em metas por meio de planos de ações;
Lidar com objeções; garantir prospecções mais eficazes, dentre outros.
8) CDV- Ciclo de desenvolvimento em vendas:
Realizado em seis etapas – diagnóstico; estabelecimento de metas, resultados e desenvolvimento da capacidade da equipe; Plano de desenvolvimento com foco nos resultados; ações; coaching e mentoring; avaliação dos resultados.
O objetivo é impulsionar o retorno obtido pela empresa.