Maratona Tech 2025 abre inscrições para desafio de tecnologia entre escolas de todo o Brasil
Estão abertas as inscrições para a Maratona Tech 2025, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Promovida pela Associação Cactus em parceria com o Movimento Tech 2030.
A iniciativa convida professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental (anos finais) e médio a inscreverem suas instituições gratuitamente no site oficial.
A competição, que chega à sua quarta edição, tem o objetivo de engajar mais de 300 mil estudantes em todo o território nacional com atividades ligadas à tecnologia, inovação e pensamento computacional, promovendo uma formação alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Inscrições Estarão abertas até o dia 31 de julho, no site da competição.
Projeto gratuito Maratona Tech 2025 visa alcançar mais de 300 mil estudantes e incentivar o interesse por tecnologia e inovação nas escolas públicas e privadas de todo o país
O desafio será realizado em duas etapas principais. A primeira, em agosto, é a fase escolar, na qual professores recebem formação e materiais digitais para trabalhar com os alunos em sala de aula. Os estudantes são estimulados a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais de suas comunidades.
Em setembro, ocorre a etapa final, composta por uma trilha gamificada com quizzes e conteúdos sobre pensamento computacional, além de uma prova prática avaliada por uma banca especializada. Os destaques nacionais serão premiados com medalhas, bolsas de estudo, viagens e imersões em instituições de excelência.

Compromisso com o futuro
“A Maratona Tech é muito mais do que uma competição, ela é um compromisso com o futuro. Para a Cactus, investir e realizar este projeto é uma forma real de levar oportunidades para mais de 4,5 mil escolas de todo o Brasil.
Em 2025, serão mais de 300 mil jovens das mais diversas realidades colocando em prática os seus projetos por meio da tecnologia, digital e social, e impactando as suas comunidades. O futuro é Tech”, destaca Jefferson Vianna, Diretor Executivo e Cofundador da Cactus.

200 mil em 2024
Em 2024, o projeto envolveu mais de 200 mil estudantes e mais de 4 mil professores de todos os estados do Brasil. Para 2025, a expectativa é de mais de 500 alunos, 35 professores e dezenas de escolas serão reconhecidos nacionalmente. As cerimônias de premiação acontecerão entre outubro e dezembro, com destaque para a final nacional, transmitida ao vivo pelo YouTube.
A proposta se mostra especialmente relevante diante do cenário atual:
Segundo a Brasscom, o Brasil deve registrar cerca de 800 mil vagas abertas no setor de tecnologia ainda este ano, mas enfrenta escassez de profissionais qualificados.

A competição é realizada com patrocínio de empresas como:
Siemens, Google Cloud, Rocketseat, IBM, Arco Instituto, entre outras, e conta com apoio de secretarias de educação de estados e municípios parceiros. Para a CEO da Rockseat, Isabela Castilho, “a tecnologia tem o poder de mudar o mundo, ela cria carreiras e proporciona novas possibilidades de futuro, e a Maratona Tech é uma dessas oportunidades”. Já Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, acredita que “a iniciativa democratiza o conhecimento para escolas que não teriam fácil acesso à tecnologia. Essa parceiria é importante para a construção de um futuro mais sustentável para os jovens”.

Depoimentos sobre a Maratona Tech
Para a gerente executiva da Movtech, Mariana Lopes, “o movimento é uma grande oportunidade para que estudantes e professores possam realizar seus sonhos através da tecnologia”.
Segundo a professora paraense Gesinelly dos Santos, “é um privilégio ver um aluno ser premiado, além de ver todos os alunos terem experiências que eles não teriam durante o ano letivo”.
Já o medalhista de ouro das edições 2023 e 2024, Caetano Pieralisi, afirma que a maratona foi uma de suas melhores experiências. “Já tive diversas oportunidades de estágio e essas vivências me fortaleceram e me fizeram ir mais longe, e com certeza elas ainda vão agregar muito no meu fututo”, finaliza.
A iniciativa busca democratizar o acesso ao universo digital, proporcionando experiências significativas e impulsionando trajetórias educacionais e profissionais promissoras para jovens de todo o país.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho exclusivamente por professores ou representantes escolares no site da competição.
Sobre a Associação Cactus
A Associação Cactus é uma organização que promove a equidade na educação por meio de experiências transformadoras. Usa a matemática, a tecnologia e as olimpíadas de conhecimento para engajar estudantes a conquistarem novos espaços, transformando suas vidas e inspirando outros jovens.