Home Atualidades Crowdsourcing de inovação aberta e seus impactos para a inovação tecnológica do Brasil

Crowdsourcing de inovação aberta e seus impactos para a inovação tecnológica do Brasil

por Vinicius Fernandes Felipe
Imagem Inocrowd

A inovação aberta tem sido a principal ferramenta usada pelas maiores empresas listadas na Fortune 500 para acelerar o processo da inovação e até mesmo a NASA está apostando em inovação aberta para redução de custos, velocidade na implementação de soluções criativas e inovadoras em seu projeto de expedição ao planeta Marte.

Imagem Inocrowd

Segundo o Economista e Professor Diercio Ferreira : “Dados publicados em relatório do DEPECON/ FIESP indicam que a participação do setor industrial no nosso PIB tem sido declinante ao longo do tempo. A indústria que já teve uma participação de 27,20% do PIB em 1985, atualmente ostenta meros 13,25%, implicando que retroagimos aos indicadores de industrialização da década de 50. Para reverter este processo de desindustrialização é fundamental que as empresas apostem a maior parte de suas fichas em inovação e competitividade e o crowdsourcing de inovação aberta como o desenvolvido pela INOCROWD em toda a Europa comprovadamente tem sido o caminho mais rápido e efetivo para atingir estes objetivos.”

A inovação aberta como ciência da administração para a competitividade industrial ainda é uma adolescente. O conceito foi criado por Henry Chesbrough em 2003 com o lançamento do livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston, MA. Apesar de jovem, a inovação aberta tem se transformado na principal força motriz para a inovação tecnológica empresarial neste século XXI.

A inovação aberta tem sido a principal ferramenta usada pelas maiores empresas listadas na Fortune 500 para acelerar o processo de inovação e até mesmo a NASA está apostando em inovação aberta para redução de custos, velocidade na implementação de soluções criativas e inovadoras em seu projeto de expedição ao planeta Marte.

A inovação aberta permite que pessoas de todos os aspectos do negócio, como investidores, designers, inventores e profissionais de marketing, colaborem para que o lucro funcional se torne uma realidade. Isso pode ser feito através de uma plataforma web dedicada a exemplo da Inocrowd para ganhar perspectiva externa (inovação aberta), ou usada apenas com os funcionários internos (inovação fechada).

A inovação aberta reúne pessoas de diferentes partes do mundo e diferentes setores de negócios para trabalhar juntos em um projeto. Trata-se efetivamente de uma coleção de diferentes campos e níveis de especialização que não estariam disponíveis para qualquer empreendedor individual independente do porte: pequeno, médio ou grande. Ela também eleva previamente consideradas partes não envolvidas, como os investidores, para arregaçar as mangas e compartilhar seus conhecimentos, tornando-se essencialmente mais do que apenas uma vaquinha financeira.

O crowdsourcing é a prática de envolver a “multidão” ou um grupo para um objetivo comum, na maior parte das vezes para a inovação, resolução de problemas ou de eficiência. O Crowdsourcing é fomentado por novas tecnologias, redes sociais e pela web 2.0. Graças à crescente conectividade, agora está mais fácil do que nunca para que os indivíduos contribuam coletivamente: seja com ideias, tempo, experiência ou fundos para um projeto ou causa. Essa mobilização coletiva é o crowdsourcing.

O princípio do crowdsourcing é que várias cabeças pensam melhor do que uma e se faz isto através da prospecção de ideias, habilidades ou participação oriundas de uma grande multidão, e como resultado, a qualidade do conteúdo e a geração de ideias será muito mais fecundo.

A palavra Crowdsourcing é uma combinação das palavras “Crowd” (multidão) e ‘outsourcing’ (terceirização). A ideia por trás do crowdsourcing é levar o trabalho e terceirizá-lo para uma multidão de trabalhadores. Este fenômeno pode proporcionar às organizações o acesso a novas ideias e soluções, um engajamento mais profundo dos consumidores com a marca, oportunidades de cocriação, otimização de tarefas e redução de custos. A Internet e as mídias sociais aproximaram as organizações de seus Stakeholders, lançando as bases para novas maneiras de colaboração e criação de valor juntos como nunca antes.

Crowdsourcing e o Futuro Dinâmico dos negócios

O Crowdsourcing como um modelo de trabalho, modelo financeiro e modelo de negócios chegou para ficar. Alavancar práticas e ferramentas colaborativas conduz a implicações disruptivas nos negócios e inovações transformadoras. Se a empresa existente não estiver preparada para se adaptar e abraçar estas novas oportunidades, existe o risco de ser descontinuada. O conhecimento e a compreensão de práticas de negócios colaborativas serão uma habilidade necessária para executivos e empreendedores do século XXI.

O maior benefício do Crowdsourcing é a capacidade de receber resultados de melhor qualidade, já que várias pessoas oferecem suas melhores ideias, habilidades e suporte. O Crowdsourcing permite que você selecione o melhor resultado de um mar de “melhores entradas”, em oposição a receber a melhor entrada de um único fornecedor. Os resultados podem ser entregues muito mais rápido do que os métodos tradicionais. Você pode obter um vídeo concluído dentro de um mês, um projeto acabado ou ideia dentro de uma semana, e micro tarefas aparecem em poucos minutos.

Crowdsourcing de inovação aberta disponível no Brasil

Conforme Soraya Gadit, CEO & Founder da Inocrowd: “o projeto da Inocrowd surgiu em função de percepção de um “descasamento” entre universidades (meio acadêmico) e as empresas e trouxe como solução inovadora levar a pesquisa científica de alto nível as empresas com resultados bastante relevantes”.

São parceiros da Inocrowd neste processo, os mais importantes Institutos de pesquisa científica do mundo entre estes a NASA, a ESA – European Space Agency, o MIT – Massachusetts Institute of Technology, A Oxford University, a Israelense Wiezmann University, todas as universidades de Portugal, além de outras importantes Universidades na Europa, Estados Unidos, Ásia e Oriente Médio.

A Inocrowd já está prestando serviços de inovação aberta em território Nacional e sua proposta de valor inclui reduzir custos com inovação, reduzir o tempo para identificar a “melhor solução” inovadora, aumentar a eficiência e independência dos fornecedores.

Para mais detalhes sobre os segmentos de negócios de atuação da Inocrowd e sua proposta de valor, por favor, visite a plataforma de inovação aberta da Inocrowd ou visite o sitio da Inocrowd Brasil.

Autor: Diercio Ferreira
Website: http://www.inocrowd.com.br

Fonte: Portal Comunique-se

Você também pode gostar

Deixe um Comentário