O robô i-Zak, desenvolvido pelos profissionais do CESAR em parceria com o Voxar Labs, está de malas prontas e novas funcionalidades. Ele irá disputar a categoria @Home na Latin American and Brazilian Robotics Competition 2015, que começa na próxima quarta-feira (28), em Uberlândia (MG).
Vencedor dessa mesma categoria no ano passado, na @Home o robô i-Zak precisará desempenhar uma série de tarefas dentro de um ambiente doméstico real, demonstrando suas habilidades e desempenho.
“A equipe trabalhou em melhorias de funcionalidade. Trabalhamos bastante em deslocamento autônomo, reconhecimento de objetos, de pessoas e de voz, além de ter algumas mudanças no formato e design do robô. Acreditamos que será uma boa prova”, adianta Fábio Maia, gerente de projetos do CESAR.
Participar da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica 2015 é um pré-requisito para competir no maior evento mundial da área – RoboCup, que no próximo ano será realizado na Alemanha. A programação completa da competição latino-americana está disponível no site www.cbrobotica.org.
SOBRE O CESAR
O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Atendendo a clientes como o Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.
O CESAR desenvolve novos negócios, sendo certificado pela Startup Brasil, desde 2014, para operar como uma Aceleradora oficial no programa de fomento a criação de startups no país. Além disso também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005).