A Anatel determinou às operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim, Algar, Nextel e Sercomtel patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros, com prioridade para aqueles atendidos por apenas uma empresa. Os Despachos Cautelares de abril de 2015 determinaram que nenhum município poderá ter, na média trimestral, resultados abaixo de 85% para os indicadores de Acesso às Redes* de Voz e de Dados e acima de 5% para os indicadores de Queda** de Voz e de Dados, à partir de:
- 6 (seis) meses para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora;
- 9 (nove) meses para os municípios atendidos por duas operadoras;
- 15 (quinze) meses para todos os demais municípios.
Consulte o ranking de qualidade e resultados de cada empresa no seu Estado (UF) e no seu Município:
Os resultados são consolidados pelas equipes de fiscalização da Agência, que coletam dados de todas as estações de todos os municípios brasileiros.
Essas informações também estão disponíveis no aplicativo “Anatel Serviço Móvel”, para terminais iOS, Android e Windows Phone:
O aplicativo permite também que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço.
A consulta pode ser ativada por meio do sistema de geolocalização do celular ou manualmente – situação em que o usuário escolhe o município que deseja pesquisar. As informações são disponibilizadas pela Anatel e atualizadas mensalmente.
* O indicador de acesso à rede mede a disponibilidade da rede quando o usuário deseja realizar uma conexão de voz ou de dados
** O indicador de queda da rede mede a taxa de desconexões de voz ou de dados sem a intervenção dos usuários