Home / Atualidades / Brasileiros participam do concurso da Schneider Electric

Brasileiros participam do concurso da Schneider Electric

Dupla de brasileiros representa América do Sul na final do Go Green in the City 2018, concurso global da Schneider Electric para estudantes universitários

Buscando encontrar ideias e soluções inovadoras para cidades inteligentes e mais eficientes em termos energéticos, a Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, promove, há sete anos, uma competição global para estudantes universitários:

O Go Green in the City.

Banner do Go Green  da Schneider Electric

E nesta edição, dois alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal de Goiás estão entre as 10 duplas finalistas, representando a América do Sul no concurso.

 

Com mais de 24 mil inscrições e presença de 3.190 universidades de todo o mundo, a competição bateu recorde de participantes neste ano

Com um projeto que visa transformar o mercado de materiais recicláveis, Josiane Santos (23) e Pedro Henrique Silva (25), ambos moradores de Uruaçu (GO), concorreram com mais de 20 mil estudantes e, agora, estão prontos para um último desafio:

Apresentar sua proposta durante o Innovation Summit, da Schneider Electric, em Atlanta (EUA).

“O comércio de recicláveis tem um tremendo potencial de crescimento, principalmente no Brasil.

Mas a falta de conscientização sobre reciclagem, a falta de conexão entre quem atua no setor e o fato de esse mercado, em diversas regiões, ainda não ser muito aberto a novos participantes são exemplos de problemas para os quais nosso projeto oferece soluções.

Com mais reaproveitamento, há menos demanda de energia pelas indústrias e desaceleração do ritmo de extração de recursos naturais.

Além disso, um mercado de recicláveis mais aquecido oferece oportunidade para a criação de startups e empregos no setor.

Esses e outros impactos podem ser gerados pela nossa ideia”, explica Pedro Henrique Silva.

Logomarca da Schneider Electric
Prêmio

Um júri formado por executivos do alto escalão da Schneider Electric selecionará os vencedores durante o Innovation Summit da empresa.

O evento acontecerá entre 12 e 15 de novembro na cidade de Atlanta (EUA).

A dupla campeã terá a chance de começar uma carreira na Schneider, após uma viagem internacional para visitar duas localidades da sua escolha (que tenham unidades da companhia).

“Fazer parte dos dez finalistas que apresentarão seus projetos para os executivos da Schneider é uma experiência incrível.

Eu me sinto muito orgulhosa de, junto a meu parceiro, Pedro, ter sido selecionada para representar a América do Sul no concurso.

Dentre todos os projetos e estudantes brilhantes que compartilharam suas ideias, nós temos a honra de representar nosso continente.

O Go Green in The City é uma excelente oportunidade para que jovens de todo o mundo mostrem seu potencial. É uma competição de alto nível”, afirma Josiane Santos.

As dez equipes classificadas para a final são dos seguintes países:

Estados Unidos, China, Alemanha, Argélia, Indonésia, Brasil, Índia, Espanha, Canadá e Vietnã.

Selecionados entre 2.840 estudantes, dos quais 58 eram semifinalistas, essas duplas incluem representantes de cada uma das oito regiões do mundo.

Brasileiros na competição

Não é a primeira vez que estudantes brasileiros são classificados para a final do desafio.

Em 2016, a Engenheira Ambiental (na época ainda estudante) Laura Lima Guaitolini foi uma das finalistas e, apesar de não ter vencido o concurso, hoje ocupa a posição de Engenheira de eco-eficiência na área de Sustentabilidade da Schneider Electric América do Sul.

“Trabalhar com sustentabilidade e inovação na Schneider é cumprir um propósito diariamente.

Sinto que a empresa valoriza meu trabalho, me incentiva a compartilhar ideias e apoia meu desenvolvimento.

Hoje vejo uma conexão clara entre a estratégia da empresa e o trabalho que faço”, conta.

O concurso

Lançado em 2011, o Go Green in The City oferece a estudantes de Engenharia e de Negócios uma oportunidade de apresentar suas Bold Ideas (Ideias Ousadas) sobre gerenciamento de energia para cidades inteligentes do futuro.

Todos os times semifinalistas recebem mentoria de especialistas/colaboradores da Schneider Electric, e todas as duplas da competição contam com a presença de pelo menos uma mulher – o que faz parte das regras do programa e segue a política do He For She, campanha da ONU Mulheres da qual a Schneider é signatária.

O interesse no Go Green in the City cresceu consideravelmente desde seu lançamento.

Com mais de 24 mil inscrições, 163 países representados e aumento no número de universidades participantes – 3.190 neste ano –, a Schneider Electric bateu novo recorde para a competição.

Para mais informações sobre o concurso, acesse: www.gogreeninthecity.com.

Sobre o EcoStruxure™

O EcoStruxure™ é nossa arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT.

O EcoStruxure™ entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para nossos clientes.

O EcoStruxure™ aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços.

O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais.

Sobre a Schneider Electric

A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias.

Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação.

Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software.

Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real.

Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*