Home Atualidades Acorda Brasil: movimento chegou forte ao ‘sub-mundo dos’ hackers

Acorda Brasil: movimento chegou forte ao ‘sub-mundo dos’ hackers

por Paulo Almeida

Os protestos realizados na segunda-feira (17) em diversas cidades do país ultrapassaram a fronteira do virtual e chegaram ao ciberespaço. Junto com as centenas de milhares de pessoas que marcharam pelas ruas, hackers realizaram diversas ações, que foram da invasão da conta no Twitter da revista “Veja” ao ataque por negação de serviço que tirou o site da Copa de 2014 do ar.

— É sempre uma ação ilegal. Invadir, colocar imagens de protesto, é errado, mas pelo menos não há roubo de informações. É típico dos hackers, fazer bravata sobre os feitos — afirma Henrique Antoun, professor de Comunicação da ECO/UFRJ.

No início da tarde, as contas @VEJA e @radaronline no Twitter foram invadidas pelo hacker que se identifica como @AnonManifest. Foram postadas cinco mensagens chamando a população para os protestos que seriam realizados poucas horas depois. Os perfis foram retomados pela revista por volta das 17h.

À noite, o Portal da Copa — www.copa2014.gov.br — sofreu um ataque de negação de serviço, que consiste em direcionar um grande número de acessos simultâneos ao site para tirá-lo do ar. De acordo com o Ministério dos Esportes, “preventivamente, o endereço foi retirado do ar até que a situação fosse normalizada”.

Os ataques também atingiram o PMDB. No início da madrugada, o site oficial do partido foi invadido pelo grupo de hackers Anonymous Brasil. Na página foi colocada uma mensagem de apoio às manifestações. O portal continuava fora do ar durante a tarde desta terça-feira.

O site do Detran de Santa Catarina também foi alvo de ataque. A página foi modificada por hackers, que publicaram mensagens e imagens de protesto. De acordo com a assessoria do órgão, o serviço foi restabelecido nesta terça-feira, menos de uma hora após as modificações serem percebidas.

Também surgiram boatos na internet de que a conta no Instagram da Presidente Dilma Rousseff teria sido invadida. O link direcionava para a conta dilmaoficial. Porém, a Secretaria de Comunicação da Presidência informa que a presidente não possui perfil nessa rede social.

 

Fonte: O Globo

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações