Em um mundo com milhares de novas informações por segundo, até os médicos utilizam a internet para se informar sobre saúde. Isso é mais que um benefício, principalmente para o paciente. Ao invés de recorrer às antigas enciclopédias e bíblias da medicina, os médicos utilizam a internet como fonte rápida para uma ?primeira opinião?. Com os pacientes não é diferente, por isso a necessidade de sites especializados e sérios como o Doutíssima Brasil.
96% dos médicos utilizam a internet para se informar
Muito mais adaptada e ágil, a Internet é consultada várias vezes ao dia por médicos de todo o mundo. 96% dos médicos admitiram utilizar a ferramenta para pesquisas instantâneas, como fonte de informação sobre saúde e para se atualizar em suas áreas de trabalho. 25% contam que utilizam o Google várias vezes ao dia.
86% dos brasileiros pesquisam sobre saúde na internet
Assim como os médicos, os pacientes também são heavy users da internet quando o assunto é saúde. No mundo inteiro, uma média de 3 a cada 4 pessoas pesquisa sobre o assunto na internet, principalmente em busca de conselhos (1 a cada 2) ou mesmo para se autodiagnosticar.
No Brasil, 86% dos internautas brasileiros pesquisam sobre saúde na internet e o país está em quinto lugar no ranking online dos mais interessados no assunto.
Brasileiro quer mais informações sobre saúde e prioriza a praticidade
Entre as pesquisas mundiais sobre saúde, as questões mais procuradas tratam sobre câncer (1,5 milhões), AIDS (550 mil), diabetes (368 mil) e depressão (368 mil). Para os brasileiros, os assuntos de maior interesse são: medicamentos (68%), hospitais (45%) e testemunhos e experiências de pacientes em determinados problemas de saúde (41%).
A demanda dos pacientes por informação é tão grande que revela a deficiência da internet por informações confiáveis e de fácil entendimento. Somente 1 a cada 4 pessoas verifica a fonte da informação on-line.
Para Jacques Lucas, vice-presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França ?é necessário criar uma fonte de informações estruturada, com uma base confiável?. Ele gostaria que este tipo de site [sobre saúde] fosse acessível a todos, contendo páginas de fácil compreensão para pacientes, e outras mais científicas para os médicos.
Doutíssima.com.br dispensa a pesquisa em outras fontes de internet
O objetivo do site, que pertence a um grupo francês de investimentos, é divulgar informações importantes sobre saúde, traduzindo toda a complicada linguagem médica para um jeito mais acessível a todos, independente da idade ou fase da vida.
O site é uma mídia colaborativa de médicos que escrevem, eles mesmos, pelo prazer de ajudar e conversar com a população e também orientam os jornalistas sobre os temas relacionados à saúde.
Os temas mais pesquisados e comentados no Doutíssima pelos internautas são sexualidade (33%), gravidez e dúvidas sobre o bebê (26%), cuidados com a pele (14,3%), câncer e doenças em geral (11,5%), dieta e bem-estar (8,2%).
DEPOIMENTOS: Médicos unem-se em busca de um Brasil mais saudável
?Dentro da área da odontologia, por exemplo, buscamos o máximo de informação sobre os mais variados temas: desde a história até as mais recentes atualidades, passando por dicas diárias de promoção e manutenção da saúde bucal e finalizando com conteúdos que possam fazer com que nossos leitores sedimentem essas informações. Temos o cuidado de unir os conhecimentos obtidos na literatura com o que vemos no dia-a-dia em nossa clínica. Com isso, passamos segurança aos nossos leitores. Com saúde não se brinca, por isso o Doutissima.com.br conta com especialistas comprometidos com a saúde?, explica Dr. Diego Batista, ortodontista responsável pela parte de odontologia do site.
?O objetivo é levar as pessoas à reflexão e ao encontro de possibilidades e escolhas mais saudáveis para sua vida. Tento expressar em poucas palavras um pouco do que observo no cotidiano da psicologia clínica e do que leio nos textos de Gestalt Terapia e Psicologia social, e pretendo, através disso, promover reflexões e informações de qualidade, usando um instrumento de fácil acesso que é a internet. Esta é uma excelente ferramenta esclarecedora, apesar de não substituir o médico ou o psicólogo ou qualquer outro especialista. Em alguns momentos, ela pode ser muito útil e auxiliar as pessoas a tirar dúvidas ou encontrar informações. Dentro disso, o objetivo do doutissima.com.br é levar informações corretas e esclarecedoras que possam ir ao encontro das pessoas e de suas necessidades, contribuindo assim para certa orientação e esclarecimento.?, acrescenta Dra. Rafaela Monteiro, psicóloga que escreve regularmente para o site.
?Na busca de informações em saúde, a internet pode ser ou sua maior aliada ou sua maior inimiga. Podemos encontrar tesouros e também armadilhas! Foi pensando em ajudar os interessados que comecei a escrever, buscando informar de uma maneira simples e direta, especialmente voltado ao tratamento do câncer?, diz Dr. Bruno Pozzi, oncologista.
?Esperamos mais doutores, mais experts para nos ajudar em nossa mídia colaborativa em prol da população brasileira. Por isso, nossas portas estão abertas para mais médicos que queiram integrar nosso time. Nossa maior realização é poder ajudar o Brasil a ser mais saudável e ainda mais belo?, completa Sven Lung, fundador e idealizador do site.
Brasil pode aguardar uma grande revolução na saúde pela internet
Últimas pesquisas mostram que 57% dos brasileiros gostaria de poder renovar suas prescrições de tratamento médico pela internet, 55% adoraria usar a rede para marcar consultas e 54% estão interessados em poder acessar seus prontuários médicos ou resultados de testes online. Mas a verdade é que apenas 23% consegue realizar essas tarefas pela internet.
Doutíssima vem para responder aos anseios de informação e praticidade da população brasileira e prevê dois grandes lançamentos para o ano que vem que vão revolucionar ainda mais o mundo online em relação à saúde.
Além de ser uma fonte de informação para a população, Doutíssima também é um provedor regular de estudos de comportamento do internauta que pesquisa sobre saúde na internet.
Visite: www.doutissima.com.br
Sobre WAIHEKE INVESTMENT
Grupo criado em 2010 com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico através de investimentos em pequenas e médias empresas. Site: waihekeholding.com
Sven Lung é o CEO e um dos fundadores do grupo. Ele também foi fundador e ex-presidente de Brandalley.com, o primeiro site estilo galeria on-line que comercializou produtos de moda. Desde 2012 ele também faz parte do fundo de investimentos europeu DFJ Esprit, um fundo de capital de risco com 1 bilhão de euros. Sven Lung é diplomado pelo Instituto Comercial de Nancy (ICN), com mestrado em Finanças pela Essec.