Usuários e senhas são o calcanhar de Aquiles da Internet. Com eles é possível compartilhar e acessar documentos, fotos e outros dados pessoais na nuvem em poucos cliques.
O problema é que a vantagem também configura sua maior fraqueza: se as palavras-chave forem descobertas – ou as companhias que as armazenam sofrerem ataques virtuais –, o sigilo e a segurança das informações estarão praticamente perdidos.
Os casos são diversos e preocupantes: no Black Friday americano de 2013, por exemplo, a rede varejista Target foi alvo de hackers que vazaram 70 milhões de dados de clientes e 40 milhões de números e senhas de cartões de crédito e débito. Além disso, alguns sites podem usar informações maliciosamente para fins bem diferentes dos que motivaram o usuário a se cadastrar de boa fé – como inscrições em listas de e-mails ou, pior, em algum esquema de fraude.
No e-commerce, especificamente, a infinidade de lojas – de grandes portais a pequenos vendedores – solicita o preenchimento de fichas com nome, endereço, telefone, CPF e número do cartão antes de provar seu valor como prestador de serviços eficiente. O processo é tão cansativo que alguns clientes compram em sites conhecidos para se pouparem do trabalho de realizar um novo cadastro.
Por isso, os dias de vários “usuários e senhas” estão contados. Iniciativas que buscam alternativas mais ágeis e seguras são urgentes e já estão disponíveis. É o momento de divulgar outras formas de identificação – que requerem um sistema de tokenização – para que as ameaças e falhas no processo deixem de encher a cabeça dos usuários e as manchetes dos jornais. A confiança é o principal ativo dos negócios na web – o desafio é mostrar ao internauta as ferramentas que garantam sua segurança digital.
*OneBuy é uma solução inovadora, que permite transações mais rápidas e seguras, e tem como missão facilitar a experiência de compra dos clientes de e-commerce e call centers