Home Gadget Usuários admitem que mantêm fotos e documentos comprometedores no celular

Usuários admitem que mantêm fotos e documentos comprometedores no celular

por Agência Canal Veiculação

Estudo aponta que 46% dos entrevistados admitem que se cibercriminosos tivessem acesso aos dados armazenados no celular usado para trabalho, colocariam em risco suas empresas

 

Um estudo realizado pela ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – identificou que os profissionais de TI não tomam o devido cuidado com os dados e imagens armazenadas em seus dispositivos móveis. Segundo o levantamento, 39% dos profissionais consultados confessaram que se perdessem o smartphones poderiam ter problemas com fotos, selfies e informações comprometedores disponíveis no equipamento.

A pesquisa, realizada no evento IPEXPO, com 500 profissionais de TI do Reino Unido, também revelou que 46% dos entrevistados admitiram que se eles perdessem os celulares usados para trabalho e cibercriminosos conseguissem acessar os dados do equipamento, a empresa na qual trabalham correria uma série de riscos.

“Essa pesquisa confirma que, apesar da ampla divulgação de problemas ocorridos por conta do vazamento de fotos e documentos armazenados em celulares, nem mesmo os profissionais de TI – que supostamente deveriam ter uma preocupação redobrada com a segurança da informação – tomam o devido cuidado com esses equipamentos”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “A recomendação é que as pessoas não armazenem documentos ou imagens comprometedoras ou confidenciais nesse tipo de equipamento, uma vez em que o celular está mais suscetível a roubo, furto e perda. Além disso, deve-se sempre usar uma senha forte para evitar o acesso não autorizado às informações armazenadas”, acrescenta.

Outros dados preocupantes revelados por essa pesquisa, é que embora a maioria dos entrevistados admitam armazenar dados comprometedores em seus celulares, 22% não contam com uma forma de apagar esses dados remotamente, em caso de perda, roubo ou furto.

Para ajudar a proteger dados armazenados em dispositivos móveis, a ESET recomenda os seguintes passos:

  • Utilize uma senha de acesso
  • Restrinja o tempo em que e-mails são armazenados no celular – não armazene dados desnecessários por mais de dois dias
  • Restrinja a quantidade de informação armazenada no celular
  • Não guarde fotos que não sejam necessárias no celular, e passe as mesmas para um computador ou disco externo sempre que possível, já que são meios de armazenamento mais seguros
  • Faça backups frequentes e certifique-se que esses backups estejam funcionando corretamente
  • Sempre que possível, utilize soluções de segurança que possibilitem bloquear e limpar os dados do dispositivo remotamente. Se o dispositivo é extraviado, é possível bloqueá-lo ou até mesmo eliminar todos seus dados. Lembre-se que as probabilidades de recuperar um dispositivo extraviado são mínimas

 

Sobre a ESET

Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.

Para mais informações, acesse a sala de imprensa da ESET www.eset.com.br/imprensa, o site www.eset.com.br, o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/, ou acompanhe a ESET nas redes sociais: https://www.facebook.com/EsetBrasil e https://twitter.com/eset_brasil

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações