O primeiro passo para um futuro quântico seguro com o Samsung Knox
A Samsung Electronics com o Samsung Knox vem trabalhando numa nova forma de segurança móvel de última geração, a começar pela linha Galaxy S25. Conhecida como criptografia pós-quântica (PQC, na sigla em inglês), essa tecnologia usa algoritmos avançados para proteger contra os riscos que a computação quântica poderá representar para os métodos tradicionais de criptografia.
A Samsung Newsroom estudou o futuro da segurança digital para entender por que a Samsung já está tomando essas medidas de proteção.
De olho no horizonte
A computação quântica é um dos campos mais transformadores da tecnologia moderna, pois oferece recursos sem precedentes para a solução de problemas. Graças ao poder dos computadores quânticos, desafios complexos podem ser resolvidos de forma exponencialmente mais rápida do que com a computação tradicional, possibilitando avanços em vários setores, da medicina à logística. Por exemplo, os algoritmos quânticos são capazes de otimizar as cadeias de suprimentos ou melhorar a pontualidade dos sistemas de transporte.
Entretanto, esse imenso poder computacional tem seus riscos. Como os algoritmos quânticos têm potencial para decifrar determinados métodos de criptografia usados hoje para proteger os dados, é fundamental abordar essa vulnerabilidade para garantir a proteção dos dados no futuro.
Embora não haja previsão de implementação imediata em larga escala da computação quântica, é essencial agir com antecedência para se proteger contra ameaças do tipo “colete agora, descriptografe depois”, em que os invasores coletam dados agora para descriptografá-los com recursos quânticos no futuro.
Redefinindo os padrões de defesa no Samsung Knox
A Samsung está trabalhando na PQC para garantir que dados criptografados permaneçam seguros num mundo com tecnologia quântica.
A empresa está seguindo de perto os padrões recomendados recomendados pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) para se defender contra ataques de computadores quânticos. Por exemplo, o algoritmo ML-KEM (Module-Lattice-Based Key-Encapsulation Mechanism) emprega matemática baseada em reticulados — estruturas multidimensionais complexas que tornam as chaves de criptografia extremamente difíceis de resolver, mesmo para computadores quânticos. Ideal para uma comunicação segura entre dispositivos conectados, esse algoritmo oferece segurança forte e, ao mesmo tempo, otimiza o desempenho e minimiza a troca de dados.
Os padrões PQC do NIST protegem uma extensa gama de informações eletrônicas, desde e-mails confidenciais até transações de comércio eletrônico. Para a Samsung, eles são uma maneira de proteger os dados em nuvem contra ameaças quânticas no futuro.
Abordagem estratégica da Samsung
Comprometida com a proteção de dados dos usuários em função do avanço de tecnologias como a computação quântica, a Samsung está incorporando a Proteção Avançada de Dados (EDP – Enhanced Data Protection) pós-quântica ao Samsung Knox Matrix — proteção líder de mercado da Samsung para ecossistemas de dispositivos conectados.
Esse recurso EDP da Samsung já fornece criptografia de ponta a ponta para os dados do usuário ao fazer backup, restaurar ou sincronizar informações pessoais usando o Samsung Cloud.
Com a integração da tecnologia PQC ao Knox Matrix, foi adicionada uma outra camada de proteção, estabelecendo um novo padrão para a segurança na nuvem em dispositivos móveis. A compatibilidade entre dispositivos proporcionada pelo Knox Matrix garantirá uma proteção perfeita contra ataques quânticos ao fazer backups no Samsung Cloud e sincronizar dados em smartphones, TVs e eletrodomésticos.
Esse recurso estará disponível na nova linha Galaxy S25, o primeiro dispositivo a operar com a One UI 7, oferecendo aos usuários do Galaxy uma maior proteção contra as ameaças da computação quântica.
Samsung liderando um futuro seguro
Num cenário digital em constante evolução, preparar-se para possíveis ameaças já não é uma opção, e sim uma necessidade. Com a computação quântica pairando no horizonte, a necessidade de proteger os dados no futuro fica cada vez mais clara.
A linha Galaxy S25 é a primeira do setor a oferecer suporte à proteção de dados em nuvem com base na PQC, aumentando o padrão de proteção de dados na futura era da computação quântica. A Samsung seguirá sendo pioneira no setor de segurança móvel e criará um futuro em que os usuários poderão aproveitar com tranquilidade um mundo conectado.
1 O NIST finalizou seu principal conjunto de algoritmos de criptografia projetados para resistir a ataques cibernéticos de computadores quânticos. Criados para o futuro, esses novos padrões foram especificados nos primeiros padrões concluídos no projeto de padronização Post-Quantum Cryptography (PQC) do NIST.
Bibliografia
Announcing Issuance of Federal Information Processing Standards (FIPS) FIPS 203, Module-Lattice-Based Key-Encapsulation Mechanism Standard, FIPS 204, Module-Lattice-Based Digital Signature Standard e FIPS 205, Stateless Hash-Based Digital Signature Standard. (14 de agosto de 2024) Registro Federal
Extraído de: Link
National Institute of Standards and Technology. (2 de janeiro de 2025). NIST.
Extraído de: Link
NIST Releases First 3 Finalized Post-Quantum Encryption Standards. (2024). NIST.
Extraído de: Link
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED e a proporcionar uma experiência conectada fluida por meio de seu ecossistema SmartThings e pela colaboração aberta com parceiros. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link.