A busca incessante das empresas pelo sucesso é um dos grandes estímulos para o emprego da realidade virtual e de muitas metodologias e inovações tecnológicas.
Um exemplo são as soluções de realidade virtual, que nos últimos anos vêm ganhando grande destaque;
por promover uma verdadeira imersão do cliente em determinado projeto;
Com sensações reais – antes mesmo do início de sua execução.
Ainda que seu conceito exista desde 1950 e esteja em crescente popularização, esse mercado está em amadurecimento e promete grande acenção;
Uma vez que – cada vez mais – empresas de diferentes setores estão apostando nesses modelos.
Segundo pesquisas realizadas pela Transparency Market Research (TMR), o mercado global de VR content;
Apresentará uma Taxa Composta Anual de Crescimento (CAGR), entre 2016 e 2024 de aproximadamente 90%.
Leia também: Redes sociais: Ativo digital para os negócios
Ou seja, a aproximação do mundo real com o virtual está conquistando empreendedores;
E desenvolvendo uma importante participação em diversas áreas das companhias, principalmente no setor de vendas.
Esse cenário é justificado pela concorrência acirrada que o mundo dos negócios tem enfrentado;
Fazendo com que sejam necessárias a adoção de ações criativas e estratégicas a todo momento.
E no caso da utilização da realidade virtual, o conceito de melhorar a experiência do consumidor permite benefícios não apenas no momento da elaboração de uma proposta, como também no auxílio de decisões mais assertivas.
Como exemplo temos o fato de um usuário dirigir um carro
A projeção de uma sala ou até mesmo a visita a um apartamento decorado, tudo isso sem ao menos precisar levantar de uma cadeira.
E falando em vantagens, também não podemos esquecer da redução de custos que um projeto baseado em realidade virtual pode proporcionar.
Com a evolução, essa tecnologia ficou muito mais acessível, expandindo assim suas chances de implementação.
Com isso, ajustes como mudança de cores ou disposição de elementos;
Que na maioria das vezes só são detectados quando um projeto de arquitetura está pronto, podem ser realizados nas primeiras etapas do desenvolvimento.
Customização
Entretenimento, mercado imobiliário, turismo, áudio & vídeo e segurança;
São apenas alguns dos setores que já se beneficiam dessa tecnologia para a conquista e fidelização de clientes.
No entanto, é válido lembrar que conteúdos em realidade virtual não são simples de serem criados e uma vez que;
O trabalho não for executado com excelência, há um grande risco do valor investido não corresponder ao planejado.
O fato é – a realidade virtual traz consigo uma enorme capacidade de abrir novas oportunidades, alavancar vendas;
E ser uma forte aliada no destaque de marcas, engajamento de colaboradores e fidelização de clientes.
Dessa forma, espera-se que com a adoção dessas soluções as organizações desenvolvam, cada vez mais;
Projetos e produtos dinâmicos e interativos, que serão importantes ferramentas para a resolução de problemas;
Além de excelentes atrativos para o desenvolvimento de novos negócios.
Créditos: Carlos Mauricio Guizelli
* Carlos Mauricio Guizelli é diretor Comercial da Seal Telecom.
Multinacional brasileira de engenharia de projetos que integra soluções customizáveis;
Agregando tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos.