Como reter um profissional de TI
Em 2019, o setor de tecnologia se diferenciou do restante do mercado de trabalho brasileiro gerando carência de profissional de TI.
Em um país que fechou 2019 com 11,6 milhões de desempregados, segundo o IBGE, as empresas da área de tecnologia da informação fecharam o ano com cerca de 70 mil vagas abertas.
Mas, essas vagas não foram preenchidas, muitas vezes, pela falta de profissionais suficientemente qualificados para ocupá-las.
Em um cenário econômico que apresenta altas taxas de desemprego, área de tecnologia da informação tem recorde de vagas abertas e profissionais disputados
Agora uma outra questão chama a atenção: a dificuldade de retenção dos profissionais contratados.
Muitos deles, inclusive, são escolhidos após longos processos seletivos.
Muitos profissionais de RH começaram a utilizar ferramentas de testes online, como a plataforma rankdone, para auxiliá-los na escolha dos candidatos e tornar os processos seletivos mais eficientes.
Mas, qual seria a razão, ou as razões, para essa dificuldade de retenção de profissionais altamente qualificados?
Christina Curcio e Janaina Lima, da Icon Talent, empresa de recrutamento na área de TI, apontam 3 fatores que dificultam a permanência dos profissionais por um maior tempo dentro das empresas.
Elas também apresentam possíveis soluções.
1- Mais qualificação, melhores oportunidades
A escassez de profissionais qualificados faz com que pessoas altamente qualificadas tenham mais oportunidades.
Com isso, a chance de que uma proposta mais interessante apareça a qualquer instante aumenta.
Seja para ficar mais perto de casa, mudar para uma nova cidade, com mais vantagens e possibilidade de estudos, por exemplo.
Esses são fatores que podem levar o colaborador a mudar emprego.
Afinal, esse profissional pode escolher onde deseja trabalhar.
Solução: uma solução plausível, seria ter definido o plano de carreira para os colaboradores e as expectativas da empresa sobre os profissionais.
2 – Novos desafios
Muitas empresas não exploram totalmente o potencial da tecnologia disponível no mercado, isso pode acabar frustrando o profissional, principalmente aquele com perfil mais inovador e que mira novos desafios.
Solução: as empresas devem investir em um ambiente de maior colaboração e troca, que fomente a introdução de novas tecnologias, sem que haja demasiado custo nesta substituição.
Além de trazer mais motivação ao time, isso pode beneficiar a empresa positivamente na questão financeira.
3- Relações internas entre o empregador e colaborador
No setor de TI, as relações entre empresa e colaborador quando conturbadas também prejudicam a permanência desses colaboradores.
No mercado atual da tecnologia, o relacionamento humano é fundamental e imprescindível, além do reconhecimento e a qualidade do ambiente de trabalho.
Solução: a empresa deve investir em programas de desenvolvimento para que colaboradores e gestores adquiram competências comportamentais adequadas ao atual momento da empresa.
Sobre a ICON Talent
A ICON Talent é uma empresa de recrutamento e seleção 360° totalmente dedicada à área de TI, alinhada com as reais necessidades de clientes e candidatos.
É inspirada pelas constantes mudanças no ambiente tecnológico, pela inovação e pelos profissionais altamente preparados para liderar os processos de transformação digital.
A ICON Talent oferece uma plataforma de recrutamento digital customizada para atender às necessidades de clientes e candidatos, pois entende que cada lado tem suas expectativas e visões.
A base de dados da ICON conta hoje com mais de 5.000 profissionais de TI e em crescimento semanal!
A empresa conta com um time de headhunters e profissionais de TI prontos para cuidar de todas as etapas do processo e assessment para área de tecnologia.
Além de profissionais experientes em Executive Coaching, Mentoring e Consultoria de TI.
Saiba mais no http://www.icontalent.com.br/