Conheça alguns dos tipos de guinchos industriais
Os guinchos são equipamento voltados para içar ou rebocar cargas. Normalmente, o processo ocorre por meio de cabo que se enrola à volta de um cilindro, chamado de tambor ou carretel.
Em outras vezes, é corrente que gira em torno de uma roda de acionamento. De qualquer forma, todos os tipos de guinchos servem objetiva a elevação e tração de produtos utilizados na indústria metalúrgica, construção civil, setor marítimo, automobilístico e por aí vai.
Estes equipamentos obedecem a normas mais rigorosas. A maioria deles possuem um motor, mas existem opções manuais, destinadas principalmente para uso ocasional ou em espaços onde fique difícil ligá-los à rede elétrica.
O mercado atual dispõe de quatro tipos de guinchos: com motores elétricos, com motores de combustão interna, com acionamento hidráulico e com acionamento manual. Saiba mais sobre cada um deles e de que forma o controle de guincho ajuda o procedimento!
Guinchos com motor elétrico
Os guinchos com motor elétrico são divididos em duas categorias: aqueles que são ligados à rede elétrica e aqueles que são alimentados por uma bateria, ligados, podendo ser ela de um carro ou de um caminhão. Os guinchos elétricos atendem uma utilização intermitente, visto que aquecem bastante.
Para operações com cargas extremamente pesadas ou para um uso intensivo, é preferível escolher um guincho com fusível térmico, para evitar que o equipamento se danifique. Além disso, a capacidade de carga deve ser sempre superior aos pesos com que irá operar, caso contrário o motor aquece muito.
No caso do guincho que funciona a bateria, certifique-se de que a potência é suficiente para acioná-lo. Com uma fonte de alimentação de 12 volts, um guincho é capaz de consumir mais de 400 amperes em sua capacidade máxima.
Com motor de combustão
Os guinchos com motor de combustão, por sua vez, são mais pesados e mais caros do que o anterior. Por outro lado, têm geralmente um ciclo de trabalho de 100%, ou seja, funcionam continuamente sem necessidade de paragens para arrefecer. É comum que junto dele seja empregado o rádio controle remoto industrial, que ajuda a operar a máquina.
Hidráulicos
Estes são ligados a um sistema hidráulico que aciona o tambor e possuem um ciclo de trabalho de, igualmente, 100%. Sem falar da capacidade de carga geralmente bastante elevada. Não à toa está presente em navios e plataformas no mar.
No entanto, é preciso que o sistema hidráulico seja adequado ao seu processo, afinal, poderá necessitar de uma pressão que pode ir até 160 bares e de um fluxo que pode atingir até 60 litros por minuto (l/m). Aqui também se usa o controle para guincho, ferramenta parecida com controles remotos profissionais para monovias e controles remotos para pontes rolantes.
Guinchos manuais
Os guinchos manuais são usados para cargas mais leves, sendo sua vantagem o fato de seu acionamento não depender da ligação a uma fonte de energia. Eles precisam ser operados por uma ou mais pessoas, conforme a velocidade de tração desejada.
O equipamento pode ser de manivela, catraca ou alavanca. O movimento feito pelos trabalhadores permite enrolar o cabo ou a corrente, realizando a tração ou a elevação da carga. Há um sistema de desengate da embreagem que possibilita o desenrolamento do cabo ou corrente por ação do peso da carga.