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O que é lead e sua importância em vendas

por Paulo Fernandes Maciel

Atenção, empreendedor, você sabe o que é lead?

Neste pos, você confere o que é lead, e como aumentar as suas taxas de conversão.

Fidelizar clientes e conquistar novos, é o que todo empreendedor de sucesso almeja. Atualmente, para conseguir alcançar tal feito, é preciso estar atento ao mundo do marketing digital.

 Por isso, hoje vamos saber um pouco mais sobre o que é lead, e sua importância para atrair novos clientes.

O que é lead?

Leads são potenciais consumidores do seu produto. De alguma maneira, ele procura a sua empresa para a satisfação de uma necessidade. Os leads também podem ser pessoas que entram em contato diretamente com a empresa. 

Um especulador do seu serviço só se transforma em um lead quando está disposto a oferecer determinada informação em troca de algum benefício, como deixar o e-mail para contato, com a finalidade de ganhar cupons de desconto. 

Nesse processo, o interesse do cliente passa por algumas fases, até chegar ao ato da compra ou da desistência. Portanto, a empresa deve estar preparada para receber esses possíveis compradores.

Em tempos de marketing digital e compras online, os empreendedores não podem perder o “TIME” dos LEADS. Pois de nada adianta atrair diversos possíveis compradores, mas não os converter em vendas reais. 

Então, você deve abastecer os leads que gera, com conteúdo aprofundados, estreitando a relação com o consumidor.

Uma das principais dicas é saber qual o seu público alvo, e focar neles o seu marketing. Aliás, é essencial conhecer o comportamento do seu futuro cliente, pois isso lhe poupará tempo e dinheiro. O que nos leva ao próximo tópico, funil de vendas.

Leads e o funil de vendas

O funil de vendas existe há muitos anos. Desde 1898, grandes empresas aplicam essa técnica que, atualmente, ganhou notoriedade devido ao boom do marketing digital. Aliás, ela evidenciou um novo comportamento de consumo. 

Para acompanhar esse novo jeito de consumir, os empreendedores devem estar em constante evolução e estudar o perfil do consumidor.

Por isso, a sua jornada do cliente, ou seja, o funil de vendas, nunca se fez tão necessário como nos tempos de compras online.

O funil se divide em três etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Trata-se da jornada que o cliente percorre até o ato da compra final, de bens ou serviços. Enfim, veja abaixo um resumo sobre cada etapa:

O topo do funil

 É despertar interesse. Nele, você ativará no inconsciente do cliente, que ele precisa adquirir seu produto. Depois, o empreendedor apresentará um problema que o consumidor possui, mas com a solução pronta para lhe vender.

Meio do funil 

Já no meio do funil estão os leads. Nessa etapa, o cliente já identificou qual a sua necessidade, e quer satisfazê-la. Portanto, ele apresenta a solução para o potencial cliente. A sua empresa se apresenta como essa solução.

Então, o consumidor começa uma busca pelo mercado. É nessa hora que sua empresa deve ativar o senso de urgência, sem perder o time do lead, para que o cliente escolha a sua solução, e não a do concorrente. Afinal, você se dedicou para se mostrar como a melhor opção no seu segmento.

Fundo do funil 

No fundo do funil é onde ocorre o fechamento da compra. Nessa hora, é importante evidenciar as qualidades do seu produto, e mostrar o que o torna melhor que a concorrência. Falar abertamente sobre valores. Aliás, vale frisar que o pós venda é essencial para a fidelização desse cliente.

Portanto, essas três etapas definem a jornada do consumidor.

Por que os leads são importantes?

Quer você tenha contrato com uma agência de marketing digital, ou um departamento dedicado a isso, saber a importância do lead no processo de vendas é essencial para o sucesso do seu negócio.

Isso porque, o lead é o que faz a empresa crescer, o ato motivador da expansão. Com os leads, as novas vendas acontecem. Por isso, sem ele é impossível uma empresa se expandir nos dias de hoje.

A maioria das empresas online dependem da geração de leads. Afinal de contas, eles geram tráfego, convertendo-se em clientes. Então, a partir daí, surgem as publicidades orgânicas, que são as indicações. 

Atualmente, as redes sociais e anunciar no google são os principais geradores de leads. Sendo assim, estar bem posicionado nas redes, e saber usar a publicidade do Google Ads é primordial.

Afinal de contas, por meio dessas plataformas, as pessoas do mundo todo conhecerão a sua empresa. Assim, elas terão ciência do seu diferencial, e as chances de optarem por seu produto ou serviço serão bem maiores.

Já nas redes, é possível conectar e fidelizar os clientes. Por isso, o posicionamento de marca é fundamental para quem quer se estabelecer no mercado.

Enfim, ter um site que envolva as pessoas aumentará suas possibilidades de vendas.

 O posicionamento agrega valor ao seu produto. Desse modo, uma marca com um perfil definido no mercado, dificilmente terá concorrência forte. Pois já terá fidelizado o cliente. 

Gerenciando os leads

Abaixo, listamos 4 maneiras de como gerenciar seus leads e os transformar em lucros reais.

Identifique o que é um lead qualificado para sua empresa 

Todos os negócios diferem, e a maneira como eles qualificam os leads, também é diferente. As empresas podem considerar como um possível comprador:

  • Se ele visitar um certo número de páginas do mesmo segmento que a dela; 
  • Se ele preencher dados de contato na internet;
  • Procura a empresa através de uma ligação ou qualquer outro contato espontâneo;
  • Visita à loja;
  • Tem uma frequência em comprar um tipo específico de produto.

Quando você estabelece quem se qualifica como líder, pode prosseguir para identificar quem está em seu público-alvo.

Identifique o seu público-alvo

Outro componente crítico do gerenciamento de geração de leads, é identificar seu público-alvo. Você deve estabelecer seu público-alvo para saber quem está tentando alcançar. E elaborar sua estratégia com base nesse público.

Para identificar seu público-alvo, classifique:

  • Geração;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Interesses;
  • Hábitos de compra;
  • Rotina;
  • Classe social. 

Com base nessas informações, você pode criar um perfil de quem é provável comprar seu produto. Essas pessoas são representações fictícias de clientes reais, que você usa para promover melhor o seu público-alvo.

Entenda como os leads encontram sua empresa

Após conhecer as qualificações para se tornar um cliente potencial, a próxima etapa para ajudá-lo a gerenciar os clientes potenciais com eficácia. Trata-se de entender como eles encontram sua empresa.

Existem vários canais para as pessoas descobrirem sua empresa, incluindo:

  • Motores de busca;
  • Anúncios de pagamento por clique (PPC);
  • Canais de mídia social;
  • Anúncios de mídia social;
  • Blogs.

Então, depois de descobrir de onde seus leads estão vindo, é hora de dar mais atenção para esse canal. Bem como também é importante identificar o motivo pelo qual os demais canais não estão apresentando os mesmos resultados.

Dê presentes aos seus leads 

A melhor maneira de gerenciar leads de vendas é pontuar seus leads. Afinal de contas, nem todo lead é tão qualificado quanto o outro. Pois alguns leads podem estar ainda mais perto da conversão.

A pontuação de leads permite que você veja quais são mais valiosos e mais próximos da conversão.

Além disso, esse processo também permite que sua equipe de vendas se concentre na conversão dos leads. Em contrapartida, a sua equipe de marketing se preocupa em cultivar outros que estejam mais próximos da conversão.

Enfim, veja abaixo algumas maneiras de pontuar seus leads:

  • Preenchendo um formulário de contato;
  • Visitando uma página de preços;
  • Inscrevendo-se na sua lista de e-mail;
  • Abrindo um e-mail;
  • Clicando em um e-mail;
  • Baixando conteúdo;
  • Inscrever-se para um teste gratuito.

Sem dúvida, com todas essas dicas, as suas chances de aumentar as taxas de conversão serão muito maiores!

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