Chamada pública da ENGIE para financiamento de projetos de inovação em usinas solares recebe 141 inscrições
O desafio InovaSolar, uma chamada pública lançada pela ENGIE Brasil Energia para financiamento de projetos de inovação com foco em soluções para usinas solares, recebeu 141 inscrições, com representantes de 16 estados brasileiros, sendo 30% das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O valor total das propostas validadas para análise soma R$ 185,5 milhões. As selecionadas farão parte do portfólio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ENGIE Brasil Energia e executada no âmbito do Programa de PDI da ANEEL.
Os inscritos selecionados na chamada pública da ENGIE serão comunicados via e-mail para início das atividades ainda no segundo semestre
A próxima etapa será um Pitch Day para avaliação final dos projetos e classificação dos selecionados dentro dos 10 desafios temáticos propostos. A quantidade de selecionados será definida com base na qualidade dos projetos e adequação às propostas do edital.

“O interesse expressivo na chamada pública evidencia a importância do tema.
Estamos convictos de que além de soluções que contribuam diretamente para a melhoria de performance dos ativos da ENGIE, os projetos selecionados fortalecerão a indústria nacional de forma ampla, promovendo a geração de propriedade intelectual brasileira e o desenvolvimento de produtos e serviços com potencial de aplicação no mercado global”, avalia o Gerente de Performance e Inovação da ENGIE Brasil Energia, Felipe Rejes de Simoni.
Os selecionados serão comunicados via e-mail para início das atividades ainda no segundo semestre de 2025. Os projetos terão duração máxima de 18 meses, incluindo testes em campo e a entrega do relatório final.
Mais informações no site www.engie.com.br/desafio-inovasolar.
Sobre a ENGIE
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 13 GW em 116 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
Contando com 2.800 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2024 um faturamento de R$ 12,3 bilhões.