Já podemos estar até ‘carecas’ e cansados de tanto acompanharmos na mídia novos anúncios e projetos de reetruturação ou melhoramente nos meios nacionais de Tecnologia da Informação, Novas Tendências, TI, e outros assuntos que levam a acreditar que tudo está indo de vento em popa ou apresentando um cenário real de mar de rosas, fato lamentável ainda é , pois estamos aquém de estarmos numa calmaria total !
Em nossas terras verde-amarelas, ocupando um verdadeiro ‘CAOS’ político e social a Tecnologia foi deixada um certo tempo ser atrasada e parada ao tempo, sem muito investimentos ou o qual deveria ser recebido pelos Governos (sejam eles Estaduais ou Federais) . Muitos dos nossos melhores Engenheiros, Técnicos e Especialistas estão deixando o nosso querido Brasil atrás de oportunidades que são mascaradas por outros governos de outros Países aproveitadores e oportunistas, mas que sabem muito bem levar a Tecnologia a toque de Flauta.
Apesar de existirem os “clusters” da agricultura, das pescas, dos sapatos e dos têxteis estas são todas indústrias do passado e de baixo rendimento, atualmente precisamos (entenda-se Governos..) olhar muito mais atentamente para os Parques e cenários nacional Tecnológico.
[box_dark]Um dos problemas que temos no Brasill é a falta de produtividade[/box_dark]
Isso não se deve ao fato de trabalharmos menos, mas devido ao fato que a produtividade obtida em indústrias de alta tecnologia é muito maior do que em têxteis ou sapatos.
Numa rápida pesquisa pelo ‘pai dos burros’ – o todo poderoso Google, encontramos um excelente artigo do Le Figaro, baseado num estudo da McKinsey, onde diz categoricamente que a Internet gera cerca de 3% do PIB mundial. E você sabe o que isto significa?
Milhares de Milhões de Dólares Anualmente despejados na WEB e no meio tecnológico que ainda não é visto e atendido aos seus princípios básicos de dignidade e sobrevivênvia neste Brasil: tais como salário compatível com a função, programação e possibilidade de crescimento a nível hierárquico por tempo de serviço ou tão pouco um investimento mais forte para que Empresas multinacionais invistam mais na formação de seus profissionais brasileiros que muitas das vezes são contratados em regime de ‘escravidão’ sub-humana. A tercerização no Brasil é um lixo e jamais deveria ser aceita da forma que está, onde existem ‘leis sindicais’ que buscam burlarem os pagamentos de impostos e de melhores salários, bem como oferecerem melhores condições de trabalho ao brasileiro que tem carência de melhor sobrevivência profissional.
Mas voltando sobre o assunto em tela: a Tecnologia., ainda dentro do mesmo artigo dispomos das seguintes curiosidades
- Você sabia que em países como a Suécia a Internet já gera 6,3% do PIB.
- Países como Portugal ou a Suécia têm poucas matérias primas, por isso a única forma de exportarem valor para o exterior é através da exportação de tecnologia.
- Além disso no mesmo artigo é referido que a fileira da tecnologia de informação gera 2,6 empregos por cada emprego destruído.
Nos países analisados entre 2004 e 2009 o PIB cresceu 11% devido às tecnologias de informação.
Por isso o futuro do Brasil passa por preparar o país para ser uma fonte geradora de empresas e empreendedores na área da tecnologia e principalmente na Internet.
As tecnologias de informação serão as principais indústrias do futuro e irão superar as antigas indústrias.
A única forma de mudarmos é apostarmos no ensino e preparação de uma nova geração de brasileiros especialistas em tecnologias de informação e com características de empreendedores.
A India fez essa transição à alguns anos, ao criar um “cluster” em tecnologias de informação e actualmente cerca de 3% do seu PIB é gerado por essa indústria.
Além disso, como já mencionamos em outros artigos ou matérias aqui mesmo no OverBR, a criação de uma ‘empresa virtual’ é atualmente um processo muito simples e extremamente barato, ao contrário do investimento em indústrias tradicionais.
O mais importante é começarmos a virar o Brasil para este “cluster” de tecnologia, pois é a nossa única esperança de futuro e acima de tudo oferecer uma vida mais digna ao nosso trabalhador deste segmento tecnológico que em muito pouco tempo pode se transformar na melhor e maior fonte de renda do País.
Se continuarmos a olhar apenas para empresas, fabricantes ou conceder (entenda-se permitir..) enormes descontos em IPI para que os mesmos aumentem suas rendas soberbas, o Brasil se tornará em pouquíssimo tempo um ‘BraZil’ onde seus trabalhadores voltaram ao tempo da escravidão e foram trancafiados num mar de desespero emocional, depressão profissional e muitos ou os melhores destes sofridos e calados trabalhadores continuarão a migrar para outros Países onde sabe-se do valor e o custo da experi~encia adquirida ao longo do tempo. Brasil, você tem e pode ser o número 1 em tecnologia, basta querer !
Brasil, um País Tecnologicamente avançado que merece e precisa ser tratado como tal ! Postura, dignidade e melhores condições ou oportunidades são e sempre serão essenciais para a melhora e a busca contínua do crescimento e a valorização, respeito ao profissional de TI.
Brasil mostre tua ‘cara’, tua ‘raça’, acorde e faça acontecer ! Senão é bem provável que já em 2012 comece a catástrofe da ‘migração’ de profissionais para Países oportunistas de outros continentes…. e nossos parques tecnológicos bem como os melhores profissionais da WEB sumam e vistam camisas de outras cores …