Na era da Tecnologia da Informação, a produtividade de uma empresa depende das aplicações e serviços utilizados dentro da companhia. Se o serviço de fluxo de trabalho trava, os processos que dependem dele ficam paralisados. Por isso, é importante realizar o monitoramento das aplicações ao utilizar plataformas de colaboração. O mesmo vale para o site da empresa. Falhas com o site podem frustrar clientes e acarretar perda nas vendas.
Para evitar problemas, o profissional de monitoramento de rede pode, com a ajuda de um software profissional como o PRTG Monitor, supervisionar os aplicativos da empresa para que fatores como disponibilidade, largura de banda e uso geral da infraestrutura de TI sejam exibidos de forma transparente em todos os momentos.
Confira sete tópicos essenciais ao monitoramento dos diversos serviços da empresa:
SharePoint e IIS: operações confiáveis
O SharePoint é usado para gerenciar projetos, definir responsabilidades e coordenar os processos de trabalho. Os usuários recebem os valores sobre as visualizações do site, linhas ativas, assim como o uso de CPU e consultas SQL executados. Já o Internet Information Services Server (servidor de serviços de informação de internet) coloca sites, serviços e aplicações em rede. Consulta-se informações sobre bytes enviados e recebidos, velocidade GET e POST, assim como a quantidade de usuários por segundo. Os administradores podem garantir que as aplicações usadas estejam disponíveis e funcionem de forma consistente.
Site da empresa
O site de uma empresa é sua vitrine digital. Por isso, qualquer incidente deve ser solucionado de forma rápida, já que clientes podem ser perdidos se as páginas carregam lentamente ou compras na loja virtual falham, devido a erros técnicos. Por meio do software de monitoramento é possível perceber, imediatamente, qualquer comportamento incomum no site; simular transações na loja web e monitorar o sucesso da sua conclusão. Outra ferramenta verifica a frequência com que o servidor web é acessado e o volume de dados transferidos, dessa forma, o administrador avalia se é necessário aumentar a largura da banda.
Servidor de e-mail
É possível monitorar o servidor de e-mail SMTP, POP3 e IMAP para garantir que permaneçam acessíveis e prontos para enviar e receber mensagens. No caso de um Windows Exchange Server, pode-se utilizar sensores para monitorar os parâmetros de desempenho e controlar tempo de transmissão, número atual de usuários, etc. Pode-se também realizar monitoramento round trip (ida e volta), tempo de transmissão do envio ao recebimento de um e-mail. O administrador pode, então, definir qual será o intervalo máximo. Se o tempo for ultrapassado, a comunicação por e-mail for retardada ou interrompida, o sistema avisa o administrador.
Monitoramento de Backups
A avaliação de notificações automáticas por e-mail é primordial. Com uma solução de monitoramento adequada, os usuários não precisam verificar cada e-mail enviado por seus sistemas de backup, pois um sensor IMAP executa a análise dos e-mails automaticamente. Assim, esse sensor o alerta, por exemplo, quando um determinado e-mail não contém as palavras “backup successful” na linha do assunto ou se uma solução de backup inesperadamente não enviou um e-mail de status nas últimas 24 horas. O responsável sabe que tudo funciona bem, quando o sensor não desencadeia nenhuma mensagem de alerta.
Visão Geral do Servidor e Serviços
Ao ocorrerem erros, às vezes, a única maneira para resolver é reiniciar o serviço ou o servidor inteiro. Para evitar reiniciar o servidor ou serviço manualmente, o administrador cria um script que pode reiniciar os serviços individuais ou todo o servidor. Se um serviço ou servidor falhar durante certo período, o monitoramento executa o script por meio de um tipo especial de notificação e o reinício é executado. O sensor de serviço WMI (parte do pacote padrão do PRTG monitor) também pode ser configurado para reiniciar os serviços do Windows.
Desempenho da Base de Dados
Para evitar falhas e garantir que todos os dados estejam disponíveis para o pessoal de forma ininterrupta, o software de monitoramento controla o status do banco de dados. Se o desempenho flutua, devem ser determinadas as razões de flutuação. Sensores de WMI do SQL Server mostram, por exemplo, o número de conexões de usuários. Se o desempenho cai, pode ser que muitos usuários estejam ativos ao mesmo tempo. Neste caso, o administrador é capaz de aumentar a memória disponível no servidor SQL e resolver o problema.
Visualize Dados
Na visualização de dados, todos os componentes monitorados e sensores utilizados são exibidos. As opções de filtro podem ser utilizadas, para exibir listas de sensores que monitoram aplicativos ou serviços, independente do arranjo do dispositivo. Os administradores podem ainda selecionar os objetos desejados e depois incorporá-los na biblioteca por PRTG. Uma visão geral se dá através do PRTG Maps. Por exemplo, a ferramenta pode apresentar o monitoramento em tempo real, diagramas e tabelas de aplicação de todos os sensores.
Assim, com o software de monitoramento de rede é possível supervisionar continuamente o desempenho dos aplicativos internos. Inconsistências no sistema de e-mail, no site da empresa, em backups de informações, no banco de dados e em todas as aplicações e serviços na infraestrutura de TI são reconhecidos e relatados por esta solução. No caso em que um serviço não está disponível ou um limite é ultrapassado, o software notifica o responsável simultaneamente. Dessa forma, os administradores resolvem inconsistências e todos os aplicativos e serviços são executados de forma contínua e confiável.
White Paper: Application Monitoring/Controlar Aplicações e Serviços com Monitoramento de Rede
[author image=”https://overbr.com.br/wp-content/uploads/2014/05/overbr.com_.br_.jpg” ]Daniel Zobel,
Diretor de Desenvolvimento de Software da Paessler AG[/author]