Mudanças no usodas redes sociais geram novas oportunidades de marketing para marcasna América Latina
Pesquisa em parceria entre eCMetrics e eCGlobal analisou o cenário das redes sociais na região entre 2011 e 2013 e fornece insights para que marcas fortaleçam engajamento e relacionamento com consumidores
O cenário do uso de redes sociais na América Latina sofreu grande evolução entre 2011e 2013, alterando o comportamento e a interação dos consumidores com as marcas. É o que revela um novo estudo em parceria entre aeCMetrics e a eCGlobal, “Redes Sociais LatAm – Contexto e Utilização”, cujos resultados podem ser usados por empresas para desenvolver estratégias de marketing e metodologias inovadoras para gerar insights sobre estes novos consumidores.
Segundo o relatório, as duas palavras que definem a evolução das redes sociais na região nos últimos três anos são crescimento e mudança.
A América Latina apresentou o maior crescimento online do mundo, 12%, e alcançou penetração de quase 50% na região. Além disso, os latino-americanos usam redes sociais durante o dobro de tempo que resto do planeta: 10 horas por mês. Também usam em média 5 redes sociais e possuem grande quantidade de amigos.
Ao mesmo tempo, o foco dos usuários mudou da quantidade para a qualidade. Atualmente importa menos quantas redes sociais são usadas e quantos amigos se têm nelas, dando-se mais valor ao seu uso, em termos de atividades e conteúdos. Além disso, os dispositivos móveis estão alterando este cenário, levando à ascensão de redes como Instagram e Whatsapp, que em 2013 se tornou a segunda rede mais utilizada na América Latina.
Estes e outros fatores analisados fortalecem o engajamento dos consumidores com suas marcas preferidas. A pesquisa mostra que os dois principais motivos que levam um usuário a seguir uma marca são se manter atualizados sobre ela, seus produtos e serviços e participar de sorteios e promoções. Com isso melhora a relação entre marcas e consumidores, que passam a falar mais delas no meio online.
A mudança no cenário entre 2011 e 2013 cria uma série de oportunidades e desafios para as marcas fortalecerem o relacionamento com os seus consumidores, atuais e potenciais.
Segundo Iván Casas, CEO da eCMetrics, “as relações online com o consumidor podem ser ampliadas se as marcas compartilharem suas ideias e experiências que serão usadas nos próximos lançamentos, fazendo com o que o próprio cliente divulgue os serviços e produtos.”
Por sua vez, Vitória Jezierski, Gerente de Pesquisa e Atendimento, ressalta que “é necessário fazer uma segmentação contínua dos usuários com base na relação deles com a marca e monitorar as plataformas para executar campanhas eficazes”.
Metodologia
A pesquisa foi realizada através de um questionário online com usuários de redes sociais (mais de 95% de penetração no universo online), espalhados por Argentina, Brasil, Colômbia e México, em três ondas: 2011, 2012 e 2013. A amostra de cada ano foi, respectivamente, 4301, 4541 e 4558 respondentes, ponderados de acordo com a distribuição de internautas nos países da América Latina.
O questionário foi aplicado através da plataforma e painel online eCGlobalPanel, um dos maiores do mundo na região com mais de 1,1 milhão de participantes de toda América Latina. O planejamento, metodologia e análise de dados foram realizados pela equipe técnica da eCMetrics.
Relatório
O relatório resumido da pesquisa Redes Sociais LatAm – Contexto eUtilização pode ser baixado no SlideShare: http://bit.ly/RedesSociaisLatAm
A versão completa pode ser adquiria no site da eCMetrics: http://knowledgelibrary.ecmetrics.com.
Sobre a eCMetrics e a eCGlobal
A eCMetrics é uma Agência e Consultoria Estratégica de Mídia Social especializada em promover o engajamento entre consumidores e marcas através do uso estratégico de Mídias Sociais. Fundada em 2003 por pioneiros na área de marketing digital na América Latina, possui sede no Brasil, Estados Unidos e México.
Fundada em 2006, a eCGlobal é uma empresa pioneira e líder nodesenvolvimento de Comunidades de Opinião na América Latina. Oferece soluções interativas que ajudam empresas e organizações a melhor alcançar e dialogar com seus consumidores em todo o mundo. Atualmente, o painel eCGlobal conta com 500 mil consumidores no Brasil e mais de 1,1 milhões na América Latina.