A Comissão Europeia participou num projeto que utiliza imagens captadas durante 32 anos por satélites e outras ferramentas de dados para mostrar a evolução da água no Planeta Terra.
O mapa pretende ser uma ferramenta interativa para quem estuda a evolução da natureza e um suporte para a definição de políticas públicas numa área tão relevante como o acesso à água.
Ao todo são mais de três milhões de imagens conjugadas com a assinatura do Google Earth Engine e é fácil verificar como a superfície da Terra mudou nos últimos 30 anos, com o aumento da superfície da água, mas com perdas importantes em algumas regiões da Ásia.
Os mapas mostram que muitas destas mudanças estão ligadas a atividades humanas: construção de barragens, alteração de cursos de rios e utilização “irregular” da água. Outras devem-se a alterações climáticas, incluindo secas e degelo glaciais causado por temperaturas elevadas.
A ferramenta está disponível online e pode ser usada por qualquer internauta, isto porque vale a pena observar as imagens de zonas com a organização de padrões muito interessantes, como o Delta do Mississipi, o Rio Amazonas na região de Manaus e o Lago Gairdner na Austrália etc.
Fonte: http://portal.i9magazine.pt
Assuntos relacionados: