Home Artigos Graduação à distância; inovações facilitam o engajamento

Graduação à distância; inovações facilitam o engajamento

por Paulo Fernandes Maciel

Inovações tecnológicas na graduação à distância facilitam o engajamento dos alunos

A pandemia causada pelo novo coronavírus impactou – e segue impactando – várias áreas da vida desde o final de 2019. O campo da educação foi um dos mais afetados; já que escolas e universidades precisaram suspender as atividades presenciais como forma de prevenir a circulação do vírus entre estudantes e professores. Por conta deste cenário; as instituições de ensino passaram a buscar alternativas como o ensino e graduação à distância para garantir a continuidade das aulas; sem prejudicar o ano letivo.

Novas ferramentas colaboram para facilitar o dia a dia dos estudantes

Diferentes ferramentas tecnológicas passaram a integrar o dia a dia dos alunos; construindo uma dinâmica diferente daquela experienciada nas salas de aula físicas. Nas aulas de graduação, o impacto do convívio foi sentido de uma maneira diferente do que nas escolas de educação básica e secundária, já que os alunos de cursos superiores frequentemente precisam dividir a sua atenção com outras tarefas, o que se tornou ainda mais frequente com o maior tempo em casa e o surgimento de novas responsabilidades decorrentes da pandemia.

Graduação à distância

A necessidade de dividir a atenção entre estudo e tarefas diversas é um fator que prejudica grandemente o desempenho dos estudantes, e é neste ponto que as ferramentas tecnológicas no setor da educação se mostram tão importantes. O ensino online não pode ser realizado da mesma maneira que o presencial, sendo necessário adaptar carga horária, plano de atividades e modalidade de execução de trabalho e provas.

Atendendo demandas

Com a maior demanda, foram surgindo novas inovações no campo do ensino a distância; que não serão úteis somente para o momento atual, como também para a aplicação de aulas no futuro; criando espaços de aprendizagem mais dinâmicos e tornando o ensino um processo mais interessante e didático. O uso de um ambiente virtual moderno e específico para todo o curso, por exemplo, faz muita diferença, facilitando a troca de informações, centralizando a entrega de trabalhos e atividades acadêmicas e reduzindo os problemas decorrentes do uso de várias plataformas simultaneamente, o que pode prejudicar alunos com uma internet de menos velocidade, por exemplo.

A apresentação de conceitos e ensinamentos sintetizados é outra prática inovadora que vem ganhando espaço no ensino remoto; especialmente durante a pandemia. Desta forma, os alunos podem consumir o material no próprio celular; em qualquer momento do dia, permitindo que o ensino esteja melhor adequado à rotina do estudante. Na graduação, mesmo durante a modalidade à distância, nem sempre é possível flexibilizar o horário das aulas, já que elas seguem as normas de cada instituição, mas reduzir o tempo da apresentação e criar mais intervalos durante a aula ajudam a evitar que os alunos se cansem mais rapidamente.

Após o fim da pandemia, é esperado que a modalidade de ensino a distância continue sendo a opção escolhida por muitos alunos para a graduação.

Em parte, por ser mais prática do que uma graduação presencial, que demanda horários restritos e tempo de deslocamento. O valor é outra questão levada em consideração, já que o EAD costuma ser mais em conta; diminuindo a necessidade de empréstimos e criação de dívidas em cartões de crédito.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário