3 formas da inteligência artificial ajudar a impulsionar os negócios
Não é novidade que a inteligência artificial (IA) tem melhorado a eficiência e a produtividade do local de trabalho de muitas maneiras e sua adoção vem crescendo significativamente.
O relatório da Accenture sugere que a IA poderia aumentar as taxas de lucratividade em até 38% e levar a um aumento econômico global da ordem de US$ 14 trilhões até 2035.
Já a mais recente projeção do IDC global para inteligência artificial é de um crescimento anual (CAGR) de 46,2%, chegando a US$ 52 bilhões em 2021.
Ainda de acordo com a consultoria, em 2022, 22% das corporações farão uso de tecnologias de fala para interação com clientes.
Estudos no Brasil
No Brasil, segundo o mesmo IDC, 15,3% das médias e grandes empresas têm inteligência artificial entre as principais iniciativas e esperam que isto dobre nos próximos quatro anos.
Além disso, um laboratório dedicado a criar ferramentas de inteligência artificial para as áreas de agronegócio, saúde e serviços financeiros já está sendo criado no país, financiado pela IBM e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Enquanto mais e mais empresas de dezenas de indústrias caminham nessa direção, vale a pena dar uma olhada em alguns dos principais benefícios de capitalizar os dados proporcionados pela tecnologia.
Fidelização e retenção de clientes
Tecnologias inovadoras como a inteligência artificial têm um impacto direto na fidelidade e retenção de clientes.
A tecnologia baseada em inteligência artificial
Como chatbots e plataformas de reconhecimento de fala – é projetada para contribuir para o fornecimento de uma experiência diferenciada ao cliente, independente do setor.
Especificamente, a “economia do autosserviço” está tomando forma devido ao fato de que 70% dos consumidores esperam uma opção de autosserviço para lidar com questões comerciais e reclamações.
Além do valor agregado ao atendimento do consumidor, a tecnologia também atua como um agregador de dados para o negócio, uma vez que é capaz de coletar diversas percepções específicas do cliente que são aproveitadas para desenvolver experiências mais personalizadas, garantindo clientes ainda mais satisfeitos.
Gestão de talentos
A inteligência artificial gera valor comercial em muitas áreas, mas um setor frequentemente ignorado é o de recursos humanos.
Os dados aproveitados por meio de tecnologia baseada em IA permitem às empresas prever quando um cliente pode migrar para um concorrente, ajudando a reduzir suas taxas de rotatividade.
Além disso, a tecnologia baseada em IA pode rapidamente classificar milhares de currículos em uma fração do tempo levado por uma pessoa, restringindo um grupo gigantesco de candidatos a apenas algumas dezenas.
Embora a inteligência artificial sozinha não possa determinar o melhor profissional para o trabalho, ela agiliza o processo de recrutamento, diminuindo o tempo do recrutador com tarefas tediosas e demoradas, permitindo assim, que se concentre em alocar os profissionais mais adequados às vagas e as empresas de forma benéfica para ambas as partes.
Vantagem competitiva
Uma pesquisa da Infosys com 1.600 executivos de negócios e TI descobriu que a inteligência artificial é uma prioridade de longo prazo para a inovação, com 76% dos entrevistados concordando que esta tecnologia é “fundamental para o sucesso da estratégia da organização”.
Além disso, 64% afirmaram que o crescimento futuro de seus negócios depende da adoção da IA.
Essas crenças podem ser ligadas diretamente ao aumento da vantagem competitiva, mas o segredo está em como as empresas usam a IA para obter as recompensas.
O plano da Ford e da Bosch para a IA
A montadora Ford, por exemplo, criou um plano para investir US$ 4 bilhões até 2023 no desenvolvimento de veículos autônomos, investimento que inclui a aquisição da startup Argo AI.
A Bosch também está colocando a inteligência artificial na vanguarda de seus negócios.
A área de “thinking factory” da companhia, lançada em uma das fábricas automotivas alemãs da Bosch, permite que as máquinas alimentadas por IA façam o autodiagnostico de falhas técnicas, acionem automaticamente o pedido de peças de reposição e antecipem as necessidades de manutenção.
A Bosch prevê mais de US$ 2 bilhões em receitas e economias adicionais com o uso generalizado de sistemas e máquinas inteligentes até 2020. A inteligência artificial impulsiona o gerenciamento de decisões e permite que as empresas tirem conclusões inteligentes com base na automação. A economia não se refere apenas à redução de custos, mas ao tempo e à economia de energia, que não são irrelevantes no panorama corporativo atual.
Mas ainda não estamos lá.
De acordo com o relatório da Infosys, 90% das organizações dizem que continuam a enfrentar desafios ou preocupações por parte dos funcionários, como medo de mudança, aceitação cultural e falta de habilidades internas para gerenciar a inteligência artificial, impedindo assim a implementação desta tecnologia.
Apenas 10% dos entrevistados, cuja empresa adotou tecnologias de IA, acreditam que sua organização está maximizando totalmente suas capacidades.
Perspectivas para a IA
Olhando para o futuro, o que pode ser feito para aproveitar totalmente os dados através do poder da inteligência artificial?
Adaptar a força de trabalho atual a essas mudanças inevitáveis é importante à medida que nos movemos para um modelo mais híbrido (humanos + IA).
Os líderes empresariais têm a responsabilidade de explicar os riscos e oportunidades que a força de trabalho da próxima geração traz.
Eles podem até mesmo introduzir tecnologias no local de trabalho capazes de detectar estresse emocional e esgotamento do funcionário por meio do processo de linguagem natural, permitindo que as empresas utilizem a IA também para agregar valor ao RH.
Afinal de contas, é essa combinação perfeita de recursos que contribui para o sucesso do negócio: tecnologia de ponta e funcionários valiosos.
Créditos: Morris Menasche
Morris Menasche é Vice Presidente de Vendas da ClickSoftware para América Latina, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo.