Home Artigos Computação em nuvem ou Cloud Computing explicada

Computação em nuvem ou Cloud Computing explicada

por Paulo Fernandes Maciel
cloud computing cloud online cloud platform

O que é Cloud Computing e quais os benefícios?

A tecnologia da informação é uma das áreas que mais cresce e se desenvolve mundialmente. Praticamente todos os sistemas hoje em dia usam tecnologias relacionadas à computação. Esse crescimento acontece também por conta da familiaridade das pessoas com os dispositivos eletrônicos, mas muitas pessoas hoje ainda não sabem o que é cloud computing ou computação em nuvem e quais os benefícios dessa tecnologia.

A evolução na tecnologia da computação tem mudado a forma de realizar algumas atividades de trabalho, e um dos destaques no avanço dessa área é a tecnologia de cloud computing.

computação em nuvem

Essa tecnologia está possibilitando o surgimento de novas formas de trabalho e vem beneficiando muitas pessoas e principalmente muitas empresas que fazem uso dessas ferramentas. Implantar a tecnologia na sua empresa pode ser de grande ajuda para seu empreendimento e para seus colaboradores.

O que é cloud computing e quais os benefícios?

O termo, cloud computing é original da língua inglesa e significa literalmente, computação em nuvem. Essa tecnologia funciona com estratégias de armazenamento de informações na nuvem, ou seja, servidores que podem ser acessados de qualquer lugar através da internet.

O que torna essa tecnologia extremamente útil e inovadora é o fato de ajudar as pessoas a controlar a quantidade de informações que ficam guardadas em seus dispositivos.

Todo mundo que usa computadores e dispositivos móveis, como celulares e tablets sabe que quanto mais dados o aparelho armazena mais lento ele fica e com isso o uso desses dispositivos fica muito penoso e desagradável.

Essa tecnologia é uma solução prática para esse problema de armazenamento que muita gente enfrenta. Mas essa não é a única funcionalidade do cloud computing. Usar essa ferramenta pode ajudar as empresas e as pessoas de diversas maneiras.

Antes de descobrir quais os benefícios do armazenamento em nuvem, vamos entender como essa tecnologia funciona.

Como funciona a computação em nuvem

O cloud computing é uma técnica que usa servidores para armazenar informações em grande quantidade e permitir o acesso a essas informações apenas por pessoas autorizadas.

Se você entende o que é serviço de hosting, pode conseguir entender com mais facilidade o que é o armazenamento em nuvem. Assim como no serviço de hospedagem, o armazenamento em nuvem funciona através da manutenção de dados em um servidor especializado.

Os servidores são como computadores com grande capacidade de armazenamento. Esses computadores são usados para guardar programas, arquivos e outros dados e informações.

A tecnologia do armazenamento em nuvem permite que os usuários acessem essa informação de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet, e estejam autorizados pelo gerenciador do sistema a acessar as informações.

Esse sistema pode ser muito útil para diversos empreendimentos, principalmente aqueles que trabalham com dados e informações. É por isso que é importante saber o que é cloud computing e quais os benefícios.

Agora vamos entender quais os benefícios dessa tecnologia, tanto para pessoas como para as empresas.

Benefícios da computação em nuvem

Existe uma infinidade de aplicações para ferramentas de armazenamento em nuvem. A que vem mais rápido em nossas mentes é a possibilidade de reduzir a quantidade de dados que precisamos manter em nossos dispositivos.

Mas esse é apenas um dos benefícios. O armazenamento de dados e informações em nuvem é também uma estratégia de segurança e proteção dessas informações.

Praticamente todo mundo que usa os computadores para trabalhar, já teve uma experiência negativa com a perda de dados ou a influência de vírus de computador. É muito desagradável perder informações importantes por conta desses problemas.

Uma das vantagens do sistema de computação em nuvem é que essas informações ficam seguras, de maneira que mesmo que você perca os dados que tem no seu computador, existe um backup armazenado em servidores.

Outro benefício do sistema de computação em nuvem é a economia. Todo mundo sabe que, quanto mais dados armazenamos em nossos dispositivos, mas se torna necessário investir em peças para fazer o upgrade do espaço.

Por conta dessa tecnologia, é possível reduzir os custos de manutenção dos aparelhos de computação. Além disso, as empresas que usam essa tecnologia não precisam gastar fortunas para montar uma estrutura de armazenamento.

Existem algumas empresas especializadas no serviço de cloud computing, e alugam espaço em seus servidores para outras empresas.

Mas não pense que os benefícios param por aí, a computação em nuvem torna o trabalho das pessoas mais prático e ágil, tendo em vista que é possível organizar o trabalho de equipe mesmo estando distante dos colaboradores.

Home office e nomadismo digital

Essas ferramentas permitem que várias pessoas trabalhem com as mesmas informações mesmo estando em lugares diferentes, ou seja, mesmo estando separadas fisicamente.

O uso dessa tecnologia se tornou ainda mais importante diante do cenário em que vivemos hoje com a pandemia do Covid-19. É graças a essa tecnologia que as pessoas conseguem trabalhar de casa com a mesma eficiência do escritório.

Espero que você tenha gostado de descobrir o que é cloud computing e quais os benefícios para você e sua empresa. Não deixe de compartilhar esse artigo com outros e em caso de dúvidas basta deixar nos comentários.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário