Home / Artigos / A tecnologia como aliada dos esportes radicais

A tecnologia como aliada dos esportes radicais

Tecnologia por trás de esportes radicais

A prática de esportes radicais é indispensável a pessoas que buscam superação e adrenalina.

No entanto, modalidades que expõem a fragilidade do nosso corpo devem ser feitas com segurança.

E a tecnologia é a grande aliada, com o desenvolvimento de roupas e acessórios que têm como foco garantir a proteção para atletas de alto desempenho, sem que haja prejuízos nos resultados obtidos.

Moto no Rally esportes radicais

Quem pratica bicicross ou motocross sabe do que estamos falando.

Ao andar sobre trilhas, muitas vezes pouco exploradas e protegidas, um tombo pode resultar em fraturas e outros machucados graves.

Por isso é importante investir em equipamentos adequados, que vão desde capacetes e protetores oculares até a roupa de trilha ideal para a sua necessidade.

Tecnologia como aliada

Com o passar dos anos, a tecnologia passou a fazer parte do esporte de alto rendimento, das mais diferentes modalidades.

Desta forma, novos instrumentos foram sendo criados para aperfeiçoar o desempenho e garantir a proteção necessária dos atletas.

E o motocross e o bicross são apenas dois exemplos deste mercado, em constante evolução.

botas para esportes radicais

Você sabia que a roupa de trilha é muito mais que um pano cobrindo o corpo?

Pesquisadores e cientistas desenvolveram tecnologias capazes de criar vestimentas totalmente personalizadas, dependendo do rendimento e das condições em que se pretende praticar o esporte.

Um dos métodos mais recentes de desenvolvimento tecnológico de roupa esportiva é o realizado por meio de um scanner 3D:

O esportista tem suas medidas scanneadas, onde toda a geometria e a cinética do corpo são analisados. Desta forma, é possível detectar centenas de milhares de peculiaridades de cada físico, desenvolvendo roupa de trilha – e outros equipamentos – sob medida.

Roupa de trilha é acessório?

Não. Amantes do off-road devem encarar a roupa de trilha como obrigação.

Isso porque ela garante proteção contra pequenos impactos, além de reduzir a chance de se machucar em acidentes maiores.

Sem contar que funcionam como aliados do conforto térmico, já que controlam o fluxo de ar.

Outro benefício da roupa de trilha está na facilidade em realizar manobras radicais, já que muitos modelos são desenvolvidos para otimizar a aerodinâmica.

Mas é importante comprar bons equipamentos, testados e aprovados, em lojas especializadas, que garantem a real tecnologia por trás de sua produção.

kit equipamentos para esportes radicais

Outras proteções

 

O capacete é item obrigatório. Mas além dele, é preciso investir em protetores oculares, para evitar machucados com poeiras, insetos e até galhos. A mesma dica vale para as luvas, calças e outros itens relacionados a proteções.

E uma dica: prefira, sempre, equipamentos leves, com boa aerodinâmica e recomendados por atletas profissionais. Ah e não se esqueça do GPS, afinal, não é agradável se perder entre montanhas quando se está competindo ou apenas em busca de diversão sobre duas rodas.

 

Muito além dos esportes radicais

Você já deve ter reparado que jogadores de futebol e de outras modalidades esportivas usam cada vez mais coletes durante os jogos.

Este acessório faz um verdadeiro mapeamento da condição do atleta, cujas informações podem ser utilizadas, posteriormente, para melhorar o seu desempenho.

E o mesmo vale para os corredores.

Para eles, aplicativos de celular estão em evidência e prometem transmitir informações úteis para melhorar a performance.

Dos batimentos cardíacos ao tempo de percurso, passando pelo percentual de perda de calorias e gorduras. Todos os dados coletados são úteis.

É a tecnologia em busca de resultado.

Confira alguns exemplos de aplicativos úteis e aproveite!

  • Strava: é uma rede social para atletas, para acompanhar e analisar o desempenho durante os treinos.

É muito utilizado por esportistas profissionais, como maratonistas e corredores de velocidade. É compatível com relógios inteligentes Garmin, TomTom e Timex.

  • Go Pro Worouts: funciona como um treinador virtual, criando planos de preparação personalizados.

Serve não somente para corredores, como também jogadores de futebol, basquete e golfe.

  • RunKeeper: Para quem gosta de caminhada e corrida.

É possível personalizar os treinos conforme a necessidade do usuário, desde perder peso e ficar em forma, até se preparar para uma corrida de alto desempenho.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*