Home Armazenamento [review] PenDrive Kingston Elite 16gb DTE30 USB 3.0

[review] PenDrive Kingston Elite 16gb DTE30 USB 3.0

por Carlos Xandelly

[box_dark]COMENTÁRIOS FINAIS[/box_dark]

O grande trunfo da Kingston frente a concorrência é a primeira questão que deve ser mencionada: a alta qualidade dos componentes utilizados na construção da Elite 3.0. A Kingston tem uma vasta e larga experiência em memórias e não é de hoje, talvez por este motivo seus produtos são considerados como altamente tecnológicos. Mas acima de qualquer consideração o que precisa ser levado é realmente a questão da construção física e componentes.

Este segmento de Pendrives é bem complicado de explicar ao usuário ‘mais leigo’, o porque alguns custam até 5 vezes menos quando comparado com um produto de qualidade e de boa marca, como é este caso. Mas os tais pendrives ‘xing lings of SDS’ quando comparados lado a lado com um produto de qualidade não chegam nem a 60% de performance nos mesmos resultados, porém o mais grave de tudo é que ao longo de poucos dias de uso, estes pendrives Xing Lings infartam (morrem, surtam..) do nada. Basta estar ‘conectado’ no computador e num simples e inocente reiniciar da máquina pronto… o Xing Ling pode morrer e queimar. Acredite, isto não é desculpa, é a pura realidade e poderíamos narrar e mencionar centenas (talvez milhares) de experiências deste tipo.

A Kingston também tem um ‘peso’ diferenciado no mercado, é uma das poucas ou um dos únicos Fabricantes que tem um suporte e um RMA bastante funcional no Brasil, mesmo possuindo um dos menores índices de RMA deste segmento.

Não sei realmente o porque o fabricante menciona em seu site e no datasheet a Taxa de Leitura em 70MB/s, pelo que dá a entender é que na época em que foi realizado as homologações e certificações, as conexões USB 3.0 das placas-mãe ainda não estavam maduras ou aptas a total funcionabilidade. O Elite 3.0 de 16Gb da Kingston em todos os nossos testes resultaram em taxas muito acima das informadas pelo fabricante.

Será que ele preferiu o tal fator X, o elemento surpresa? De um lado é ótimo e merece nosso mérito nesta ‘humildade’ em mencionar as taxas mais baixas do que as reais atingidas, mas por outro lado é meramente negativo. Caso um usuário coloque lado a lado 2 pendrives de diferentes fabricantes na loja por exemplo, ele terá que se basear as comparações pela embalagem e certamente a Kingston Elite 3.0 poderá sofrer com isso, tendo em vista que determinados fabricantes colocam e imprimem taxas simbólicas e não reais de seus produtos, o que de certa forma acabará induzindo o usuário a crer que o tal produto é mais rápido. Bem que a Kingston poderia sim, ao nosso ver, ser mais agressiva e mencionar suas taxas reais de velocidade tanto de escrita como principalmente de leitura que ficaram mais de 25% acima do informado pelo fabricante.

No mais, é isso ! não tem muito o que falar, o produto é ótimo, oferece acima de tudo altíssima fiabilidade de uso diário, sustenta as mesmas taxas de escrita em grandes arquivos e possui um design bem agradável. Estamos mais do que satisfeitos, não encontramos nenhum tipo de detalhe negativo tanto na questão física como principalmente nos testes realizados na plataforma real.

Aproveitamos o momento para agradecer ao pessoal da Kingston por enviarem e fornecerem as amostras para os testes.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações